Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento: aproximação da Universidade com a Comunidade
Resumo
Diante da problemática ambiental, o ecodesenvolvimento e os arranjos socioprodutivos de base comunitária (APLs.Com) se apresentam como uma estratégia de conservação de modos de vida e da biodiversidade, oportunizando às pequenas comunidades geração de trabalho e renda e desenvolvimento local. Tem-se como objetivo sistematizar o esforço de pesquisa ao redor de uma Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento (ZEE), Morretes, Paraná, e analisar o papel da universidade enquanto indutor de desenvolvimento territorial. Valeu-se da pesquisa documental a partir de relatórios de estágio, dissertações e tese, projetos de pesquisa e extensão, derivados de estudos e práticas realizados na ZEE, ocorrida entre os anos de 2006 e 2014. Identificaram-se neste período três relatórios de estágio, doze dissertações, uma tese, dezenove projetos de pesquisa e onze de extensão. Verificou-se o importante papel da universidade nas discussões relacionadas ao desenvolvimento territorial, utilizando-se principalmente de abordagem interdiciplinar, com vocação transdiciplinar, característica das ZEE, sendo possível integrar teoria e prática e, portanto, contribuindo significativamente para fomentar o desenvolvimento em localidades com vulnerabilidades.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v33i0.35943

A partir de 2023, Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. CC BY 4.0
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.