Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento: aproximação da Universidade com a Comunidade

Autores

  • Liliane Cristine Schlemer Alcântara Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Valdinho Pellin Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Carlos Alberto Cioce Sampaio Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Cristiane Mansur de Moraes Souza Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v33i0.35943

Palavras-chave:

desenvolvimento territorial, ecodesenvolvimento, arranjo socioprodutivo de base comunitária, interdisciplinaridade, universidade.

Resumo

Diante da problemática ambiental, o ecodesenvolvimento e os arranjos socioprodutivos de base comunitária (APLs.Com) se apresentam como uma estratégia de conservação de modos de vida e da biodiversidade, oportunizando às pequenas comunidades geração de trabalho e renda e desenvolvimento local. Tem-se como objetivo sistematizar o esforço de pesquisa ao redor de uma Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento (ZEE), Morretes, Paraná, e analisar o papel da universidade enquanto indutor de desenvolvimento territorial. Valeu-se da pesquisa documental a partir de relatórios de estágio, dissertações e tese, projetos de pesquisa e extensão, derivados de estudos e práticas realizados na ZEE, ocorrida entre os anos de 2006 e 2014. Identificaram-se neste período três relatórios de estágio, doze dissertações, uma tese, dezenove projetos de pesquisa e onze de extensão. Verificou-se o importante papel da universidade nas discussões relacionadas ao desenvolvimento territorial, utilizando-se principalmente de abordagem interdiciplinar, com vocação transdiciplinar, característica das ZEE, sendo possível integrar teoria e prática e, portanto,  contribuindo significativamente para fomentar o desenvolvimento em localidades com vulnerabilidades.

Biografia do Autor

Liliane Cristine Schlemer Alcântara, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Valdinho Pellin, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Carlos Alberto Cioce Sampaio, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Cristiane Mansur de Moraes Souza, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Downloads

Publicado

2015-04-27

Como Citar

Alcântara, L. C. S., Pellin, V., Sampaio, C. A. C., & Souza, C. M. de M. (2015). Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento: aproximação da Universidade com a Comunidade. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 33. https://doi.org/10.5380/dma.v33i0.35943

Edição

Seção

Artigos