Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento: aproximação da Universidade com a Comunidade
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v33i0.35943Palavras-chave:
desenvolvimento territorial, ecodesenvolvimento, arranjo socioprodutivo de base comunitária, interdisciplinaridade, universidade.Resumo
Diante da problemática ambiental, o ecodesenvolvimento e os arranjos socioprodutivos de base comunitária (APLs.Com) se apresentam como uma estratégia de conservação de modos de vida e da biodiversidade, oportunizando às pequenas comunidades geração de trabalho e renda e desenvolvimento local. Tem-se como objetivo sistematizar o esforço de pesquisa ao redor de uma Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento (ZEE), Morretes, Paraná, e analisar o papel da universidade enquanto indutor de desenvolvimento territorial. Valeu-se da pesquisa documental a partir de relatórios de estágio, dissertações e tese, projetos de pesquisa e extensão, derivados de estudos e práticas realizados na ZEE, ocorrida entre os anos de 2006 e 2014. Identificaram-se neste período três relatórios de estágio, doze dissertações, uma tese, dezenove projetos de pesquisa e onze de extensão. Verificou-se o importante papel da universidade nas discussões relacionadas ao desenvolvimento territorial, utilizando-se principalmente de abordagem interdiciplinar, com vocação transdiciplinar, característica das ZEE, sendo possível integrar teoria e prática e, portanto, contribuindo significativamente para fomentar o desenvolvimento em localidades com vulnerabilidades.
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