Dimensões socioambientais do rural contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v10i0.3100Palavras-chave:
rural, heterogeneidade, sociedade, ambiente, agricultura, heterogeneity, society, the environment, agriculture.Resumo
O texto trata do meio ambiente rural da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral Norte do Paraná a partir da sua heterogeneidade, do rural como espaço de interesses ambientais conflitantes, como espaço do risco socialmente construído, como espaço de reencontro com a natureza e como espaço de surgimento de novos atores sociais. Em função dos processos organizativos em curso nos espaços rurais, e em função do reconhecimento da diversidade de situações socioambientais existentes e das distintas estratégias implementadas pelos diferentes atores para se reproduzir, pode-se dizer que existe uma vitalidade dos grupos sociais rurais para recriar suas trajetórias e inscrevê-las como elementos da historicidade do seu território.
Socio-environmental dimensions of contemporary rurality
Abstract
The text addresses the rural environment in the Curitiba Metropolitan Area and in Paranás northern coastal area in its heterogeneity, rural area as a space of conflicting environmental interests; as a space of socially created risk; as a space of reencounter with nature; and as a space for the emergence of new social actors. Owing to the organizational processes that are taking place in rural areas, and as a function of acknowledging the diversity of existing socio-environmental situations and different strategies implemented by different actors to reproduce themselves, it can be said that there is vitality in the rural social groups as they recreate their trajectories and include them as elements of the history of their territory.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.