O conflito entre a natureza humana e a condição humana no contexto atual das ciências sociais
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v10i0.3091Palavras-chave:
natureza humana, condição humana, interdisciplinaridade, modernidade, ciências sociais, human nature, human condition, interdisciplinarity, modernity, social sciences.Resumo
O conhecimento é marcado por duas culturas distintas: uma que promove a interação entre os diferentes objetos de estudos e outra que os exclui, marcada por especializações e que caracteriza a Modernidade. O trabalho inter e transdisciplinar sobre problemas preementes do presente momento possibilita romper com essa última perspectiva. Várias são as proposições apresentadas para a sua efetivação, sendo que no presente texto a abordagem ressalta a perspectiva das ciências sociais na construção interdisciplinar do conhecimento. A dimensão ambiental do conhecimento permeia a reflexão aqui elaborada.
Conflict between human nature and human condition in the current social sciences context
Abstract
Knowledge is marked by two different cultures: one promoting interaction among different study-objects and another one that excludes them, is marked by specialized knowledge, and characterizes Modernity. Inter- and trans-disciplinary work on pressing problems of the present day makes it possible to break away from the latter perspective. Several propositions are presented for accomplishing it, and in this text, the approach highlights the social sciences point-of-view in the interdisciplinary construction of knowledge. Knowledges environmental dimension permeates the reasoning developed here.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.