Open Journal Systems

Educação Ambiental: uma prática interdisciplinar

Maria do Rosário KNECHTEL

Resumo



Este texto traz primeiramente, algumas premissas teóricas e fundamentos que possibilitem construir uma
prática interdisciplinar em Educação Ambiental, a partir de ações integradas entre a pesquisa e o ensino.
Em um segundo momento, apresenta a prática interdisciplinar implementada no Curso de Doutorado em
Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil, na disciplina
Educação Ambiental; trata-se de uma proposta de atividade para a construção e reconstrução do conhecimento,
a qual desencadeia uma interação de disciplinas das áreas de Ciências Sociais e Naturais, em uma
prática de ensino e pesquisa coletiva. As idéias e a prática desenvolvidas têm como base experiências com
a metodologia da Problematização, realizadas por Maguerez (BORDENAVE; PEREIRA, 1982); Berbel
(1994) e Knechtel (1998). A fundamentação se apoia em Leff (1995); Piaget (1970); Vygotski (1988);
Floriani (1998-99); Medina (1997); Fazenda (1995-97); Vásquez (1977); Fourez (1995), entre outros.

Environmental education: limits and possibilities to an
interdisciplinary pratice

Abstract


This text aims first at presenting some theoretical premises and fundaments that allow for the construction
of an interdisciplinary practice in Environmental Education by means of integrated actions between teaching
and research. Secondly, the interdisciplinary practice implemented in the Doctorate in Environment and
Development from the Federal University of Paraná, Brazil, is presented in the Course of Environment
Education. The proposed activity concerns the construction and reconstruction of knowledge and brings
up an interaction between de Courses in the fields of Social and Natural Sciences, allowing for a joint
practice of teaching and research. The ideas and practices developed are based on experiences with
problematics methodology conducted by Maguerez (BORDENAVE; PEREIRA, 1982); Berbel (1994)
and Knechtel (1998). The fundamental is supported by Leff (1995); Piaget (1970); Vygotski (1988); Floriani
(1998-99); Medina (1997); Fazenda (1995-97); Vásquez (1977); Fourez (1995), among others.


Palavras-chave


prática interdisciplinar; metodologia da problematização; ensino e pesquisa; educação ambiental; construção de conhecimento; interdisciplinary practice; problematics methodology; teaching and research; environmental education and knowledge construction

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v3i0.3033