A Luteria Acadêmica em Prática
A formação na UFPR e a construção de contrabaixos elétricos
Resumo
O artigo "A Luteria Acadêmica em Prática: A Formação na UFPR e a Construção de Contrabaixos Elétricos", de Juarez Bergmann Filho e Fernando Schubert, analisa a formação acadêmica em luteria na Universidade Federal do Paraná (UFPR), destacando a transposição do ensino tradicional mestre-aprendiz para um modelo coletivo no contexto universitário. O Curso Superior de Tecnologia em Luteria, pioneiro no Brasil, estrutura-se em três anos, conciliando prática intensiva, fundamentação teórica e experimentação técnica, permitindo aos estudantes o desenvolvimento progressivo de habilidades desde a construção de violões até projetos autorais, com especializações em instrumentos acústicos, friccionados ou eletrificados. Para ilustrar esse percurso formativo, o artigo apresenta o estudo de caso de um aluno que construiu uma trilogia de contrabaixos elétricos, evidenciando a evolução técnica proporcionada pelo curso, passando da construção inicial com braço inteiriço, para um modelo fretless com braço aparafusado e, por fim, um projeto autoral de seis cordas com experimentação ergonômica e estética. O estudo também discute os desafios do ensino coletivo da luteria, a infraestrutura do curso e sua articulação com o mercado profissional, concluindo que a formação acadêmica não apenas qualifica luthiers, mas também promove a inovação, a pesquisa em novos materiais e tecnologias digitais, além da preservação do patrimônio organológico brasileiro

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