Open Journal Systems

A reconstrução de um alaúde renascentista considerando elementos históricos

Adriano Chaves Giesteira

Resumo


A reconstrução de instrumentos musicais históricos permite aproximar-se aos artefatos históricos sem qualquer risco a preservação do artefato. Neste trabalho buscou-se apresentar o processo de reconstrução de alaúde renascentista baseado em Sixtus Rauwolf resultante da pesquisa de Bouquet (2017). Para a abordagem do processo de reconstrução do instrumento foi utilizado a definição de reconstrução utilizada por este autor o qual elaborou um instrumento arquetípico baseado em alaúdes construídos por Sixtus Rauwolf entre 1593 e 1596. Neste trabalho são apresentadas algumas informações referentes aos processos de construção da caixa de ressonância, tampo, ponte, braço e caixa de cravelhas. Além disso, são apresentadas  informações sobre o ajuste e acabamento.  Em cada seção, são realizadas algumas considerações sobre o instrumento resultante da pesquisa de Bouquet (2017) e o instrumento desenvolvido nesta pesquisa. O instrumento resultante deste trabalho não buscou uma cópia do instrumento original de Sixtus Rauwolf ou de Bouquet (2017), mas utilizou dos diversos elementos para elaborar uma alaúde com características similares respeitando elementos históricos.


Palavras-chave


Alaúde; Reconstrução de Instrumentos Musicais Históricos; Sixtus Rauwolf.

Texto completo:

PDF

Referências


BARCLAY, Robert. L. (Ed). The care of historic musical instruments. Ottowa : Canadian Conservation Institute; Edinburgh: Printed in Scotland, London, 1997.

BOUQUET, Jonathan Santa Maria. Reconstructing a lute by Sixtus Rauwolf. 2017. 319p. Tese (Doutorado em Filosofia da Música) Universidade de Edinburgo, Edimburgo, 2017.

COATES, Kevin. Geometry, Proportion, and the Art of Lutherie. Oxford University Press (July 11, 1985) 224p.

HELLWIG, Friedemann. Lute Construction in the Renaissance and the Baroque. The Galpin Society Journal, vol. 27, p. 21–30. 1974 www.jstor.org/stable/841751.

DOWNING, John. Lute bridges and frets. Early Music, v. 4, n. 3, July 1976, p. 365, jul.1976. https://doi.org/10.1093/earlyj/4.3.365-c

KOSTER, John. Restoration, reconstruction and copying in musical‐instrument collections. Museum International, 1996. 145p. ISBN 0-660-1711 6-3 DOI: 10.1111/j.1468-0033.1996.tb01285.x

LIPPI, Lorenzo, La costruzione del liuto secondo le indicazioni di Marin Mersenne nell'“Armonie Universelle”, (1636-37), Liuteria»,v. 13 p. 25-38, abril 1985.

LOWE, Michael. The Historical Development of the Lute in the 17th

Century. The Galpin Society Journal, v. 29, p. 11–25, 1976. www.jstor.org/stable/841856.

LUNDBERG, Robert. Historical Lute Construction. Tacoma, Wash.: Guild of American Luthiers, 2002.

SMITH, Douglas Alton. A History of the Lute from Antiquity to the Renaissance. Lexington, Va.: Lute Society of America, 2002.

WILLIAMS, W. G; HARWOOD I. Lute Construction and Playing. Early Music,v. 3, n. 2, p. 177–185, 1975. www.jstor.org/stable/3125976.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rbl.v2i1.83468

Apontamentos

  • Não há apontamentos.