Métricas e monitoramento para os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) no Litoral do Paraná: avanços e desafios
DOI:
https://doi.org/10.5380/guaju.v9i0.90513Palavras-chave:
Objetivos de Desenvolvimento sustentável, ODS, IDSC, Litoral do Paraná, Municípios.Resumo
Desde a década de 1970 países e organizações mundiais discutem conceitos e parâmetros para o desenvolvimento sustentável. Este período tem sido marcado por substanciais avanços teóricos e pela formulação de uma agenda de compromissos que visa a alcançar 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além da implantação das políticas para efetivação dos acordos mundiais se faz necessário o monitoramento da sua efetividade na escala regional e local. Para tal desenvolvem-se métricas e programas visando a detecção de áreas deficitárias e dos avanços já ocorridos. Visando a contribuir com essas iniciativas, elegemos o litoral do Paraná como estudo de caso utilizando o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR). Nossa questão de pesquisa é Qual o desempenho dos sete municípios do litoral do Paraná por ODS de acordo com o IDSC-BR? Para responder essa pergunta coletamos dados referentes aos sete municípios do litoral do Paraná e processamos para compará-los entre si e com as médias brasileiras nos mais de 100 indicadores que compõem o IDSC-BR. Os resultados são objetivos e guardam o potencial de subsidiar discussões para a implantação ou reorientação de políticas públicas na região.
Referências
ABRAHÃO. C. M. S.; ALENCASTRO. L. H. Vulnerabilidade social e problemática ambiental na gestão dos resíduos sólidos no litoral do Paraná: análise do quadro atual das associações de resíduos sólidos e suas relações. In: DENARDIN, V. F.; ABRAHÃO, C. M. de S.; QUADROS, D. A. de (Orgs.). Litoral do Paraná: reflexões e interações. Matinhos: UFPR Litoral, 2011. p. 140-162.
ALVES, E. E. C; FERNANDES, I. F de A L; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: uma transformação no debate científico do desenvolvimento? Meridiano 47, 21: e21010, 2020.
AZEVEDO N.T. A vulnerabilidade social dos municípios do litoral do Paraná: construção do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) com base nos dados dos setores censitários IBGE 2010. Guaju, Matinhos, v.2, n.2, p. 89-124, jul./dez. 2016.
COSTA, M. A. Como avaliar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Desafios e possibilidades para a agenda global de avaliação. Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais, v.3, n.1, Junho/2018, pp. 100-123.
DENARDIN, V. F; ALVES, A. R. Desenvolvimento territorial: Olhares contemporâneos. Londrina: Ed. Mecenas, 2019.
GOMES, M. F; FERREIRA, L. J. Políticas públicas e os objetivos do Desenvolvimento sustentável. Direito e Desenvolvimento, João Pessoa, v. 9, n. 2, p. 155-178, ago./dez. 2018.
IDSC-BR. Instituto Cidades Sustentáveis. Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil, 2022.
MENEGUZZO, I. S; CHAICOUSKI, A; MENEGUZZO, P. M. Desenvolvimento Sustentável: desafios à sua implantação e apossibilidade de minimização dos problemas socioambientais. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 22, janeiroa julhode 2009.
QUADROS, D. A.; VAZ, R P; ALCÂNTARA, M. C de; SCHAPPO, S; HARDER, E. Vivência no acampamento José Lutzenberger: análise da segurança alimentar e nutricional. In: DENARDIN, V. F.; ABRAHÃO, C. M. de S.; QUADROS, D. A. de (Orgs.). Litoral do Paraná: reflexões e interações. Matinhos: UFPR Litoral, 2011. p. 163-183.
RAYNAUT, C., ZANONI, M., LANA, P.C. O desenvolvimento sustentável regional: o que proteger? Quem desenvolver? Desenvolv. Meio Ambiente, v. 47, Edição especial: 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, p. 275-289, out. 2018.
REBIMAR. Rebimar: levando a região costeira paranaense para a sala de aula. Organização: Carolina de Andrade Mello, Fernanda Eria Possatto, Gisele Costa Fredo. – Pontal do Paraná: Associação MarBrasil, 2011. 50p. 2015.
ROMA, J.C. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e sua transição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Cienc. Cult. vol.71 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2019.
SAMPAIO, C. A. C. Prefácio. In: DENARDIN, V. F.; ABRAHÃO, C. M. de S.; QUADROS, D. A. de (Orgs.). Litoral do Paraná: reflexões e interações. Matinhos: UFPR Litoral, 2011. p. 5-7.
SEN, A. K. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
TIEPOLO, L. M; DENARDIN, V. F. Desenvolvimento territorial sustentável: uma nova experiência na Mata Atlântica. RBPG, Brasília, v.13, n.32, p. 865 - 888, set./dez. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Guaju

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista Guaju. As afirmações e os conceitos explicitados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores, não recaindo sobre o Conselho Editorial da Guaju. (desde 31/07/2025)
Os manuscrtitos serão publicados sob a licença Creative Commons By - Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, contanto que eles atribuam o crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças oferecidas. Recomendado para máxima divulgação e uso de materiais licenciados.
Para a publicação dos manuscritos em outros meios de veiculação ou compartilhamento, solicita-se que seja mencionada a Guaju como sendo responsável pela primeira publicação do artigo.
















