Mercados e canais de comercialização da piscicultura em Humaitá-AM
DOI:
https://doi.org/10.5380/guaju.v9i0.86498Palavras-chave:
Piscicultura, Canais de comercialização, Escoamento, VendasResumo
A piscicultura está sendo uma nova alternativa de atividade econômica. A região de Humaitá-AM possui características favoráveis para implantação desta produção, onde a logística, o ambiente, os recursos hídricos e climáticos correspondem de forma positiva para o retorno esperado de quem produz e de quem compra, porém, ainda existem problemáticas que demandam uma implantação de sucesso e de alternativa econômica e social na vida de quem opta a arriscar a produção. O objetivo deste trabalho é identificar os tipos de canais de comercialização da piscicultura para determinar os tipos de mercados em que possa escoar os peixes. Para realizar esta pesquisa, foi necessário realizar entrevistas semiestruturadas para relacionar com a tipologia proposta por Schneider (2016), que classifica quatro tipos de mercados conforme os canais de comercialização que o produto percorre, sendo mercados territoriais, de proximidade, convencionais e institucionais, foram entrevistados seis piscicultores. Após a realização das entrevistas, verificou-se que os produtores possuem semelhanças em alguns mercados, o que diferencia são os canais de comercialização, foi possível classificar até três tipos de mercados para um produtor, na qual existe produtores que realizam vendas públicas, através de PNAE e PAA, vendas territoriais, através de feiras locais, regionais, vendas por proximidade, na própria propriedade e vendas no mercado convencional via atravessadores. Com isso, conclui-se que existem mercados suficientes para piscicultura, boa parte dos entraves são ainda dependentes das políticas públicas, servindo este trabalho para nortear os tipos de canais de comercialização e servir para base na criação de políticas públicas.
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