Práticas turísticas nos ambientes recifais de Porto de Galinhas, Pernambuco: gestão, manejo e estrutura de governança

Autores

  • Valdilene Valdice de Santana Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Vanice Santiago Fragoso Selva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Noberto Francisco de Barros Júnior Secretaria de Educação de Pernambuco - SEPE
  • Patrício Rinaldo dos Santos Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Dammyres Barboza de Santana Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5380/guaju.v8i0.80728

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar a gestão, o manejo e a estrutura de governança existente para as práticas turísticas realizadas nos ambientes recifais da praia de Porto de Galinhas, Litoral Sul de Pernambuco. Foram efetivadas abordagens qualitativa, exploratória e descritiva a partir do estudo da arte referente ao tema abordado, entrevistas semiestruturadas com operadores das práticas turísticas desenvolvidas nos ambientes recifais no período de novembro de 2020 a fevereiro de 2021, pesquisa documental direcionada às leis de criação e alteração, no regimento interno e em atas de reunião do órgão colegiado investigado referentes aos anos de 2014 a 2018, e no aparato legal que regulamenta o uso dos ambientes recifais para atividades de visitação e campanhas de campo no período de agosto de 2020 a janeiro de 2021. Os resultados indicam que a gestão das práticas turísticas realizadas nos ambientes recifais estudados é feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano, através dos agentes ambientais, com o passeio andando ou a nado, de forma gratuita com distribuição de pulseiras, pelas operadoras de mergulho, com mergulho básico e avançado, por meio da compra do pacote e, principalmente, pelos jangadeiros, por meio da compra do passeio de jangada para visitação e banho. Para o manejo das visitações existem leis que carecem ser monitoradas e alteradas baseadas em estudo de capacidade de carga atualizado. A estrutura de governança estudada teoricamente é desejável, porém, na prática se encontra fragilizada, principalmente pela irregularidade nas reuniões.

Biografia do Autor

Valdilene Valdice de Santana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda pelo Programa de Pós - Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/ UFPE, Especialista em Ensino de Geografia pela Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão -FAINTVISA, Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba -UFPB, Licenciada em Geografia pela Universidade de Pernambuco -UPE, Técnica em Tiflologia pelo CAP-PE, Técnica em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE. Possui experiência na área docente na Educação Básica, no Ensino Médio, no Ensino Técnico e Superior . Experiência em Coordenação pedagógica na Educação Básica. Área de atuação na Educação em Ensino Superior curso de Pedagogia: Educação Inclusiva, Ensino de Geografia , Ensino de História , Ensino de Ciências NaturaisI, Planejamento Educacional, Fundamentos Biológicos na Educação; Curso de Licenciatura em Geografia: Estágio Supervisionado . Servidora pública na Educação Básica no Município do Ipojuca/PE, Tutora a distância no curso de Licenciatura em Geografia IFPE/EAD, Campus Recife. Experiências em elaboração de relatórios técnicos de controle ambiental, de parecer técnico do plano municipal de resíduos sólidos e elaboração do projeto da Agenda 21 Municipal de Feira Nova. Foi integrante do COMDEMA e do Comitê Técnico Executivo do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos do município de Feira Nova/PE. Integrante do Projeto Curupira de Extensão e Pesquisa: estreitando relações entre a academia e a sociedade afetada pelo derramamento de óleo em Pernambuco, realizado no Centro de Biociências (CB), UFPE.   

Vanice Santiago Fragoso Selva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa na faculdade de Ciência e Tecnologia (2012-2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, membro do colegiado de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-Prodema e do Programa de Pós-Graduação em Turismo-UFPE, do Doutoramento em Gestão e Politicas Ambientais da Universidade de Cabo Verde no âmbito da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa-REAPLP e, dos cursos de graduação em Geografia e em Turismo da UFPE. Participou de Missão de trabalho do Programa UNIBRAL I de Cooperação e Parceria Universitária entre os cursos de Geografia da UFPE e da Christian- Albrechts- Universitat zu Kiel, Projeto 068/12 da CAPES. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio ambiente -Prodema/UFPE (2007-2012). Avaliadora do PNLD em Geografia - Ensino Fundamental (2010-2011). Tutora do Programa Educacional Tutorial-PET Gestão Política Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente-Consema/PE, Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco-CIEA/PE. Membro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (2015-2017). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase na gestão do território - Análise espacial do turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: governança, turismo, ambiente, educação ambiental, ecoturismo, áreas protegidas e áreas litorâneas.

Noberto Francisco de Barros Júnior, Secretaria de Educação de Pernambuco - SEPE

Mestre em Geografia e especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco; especialista em Administração Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira; Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Católica de Pernambuco. Professor e pesquisador da Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas (Ipojuca / PE). Professor da Educação Básica das redes públicas estadual e municipal do estado de Pernambuco e do município de Ipojuca, respectivamente. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em metodologia do ensino de geografia, geografia e meio ambiente e geografia do turismo. Linhas de Pesquisa: ensino de geografia na educação básica, territórios do turismo no litoral sul de Pernambuco, turismo e meio ambiente no município de Ipojuca. 

Patrício Rinaldo dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

raduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco - IFPE (2012); Licenciado no curso de Formação Pedagógica em Ciências Biológicas (2019) ofertado pela Secretaria de Ensino a Distância na Universidade Federal do Vale de São Francisco (SEaD-UNIVASF) por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PARFOR-CAPES). Especialista em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2017); Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2018); Especialista em Educação Ambiental Interdisciplinar pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2020). Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente (REDE PRODEMA\UFPE), na linha de pesquisa de Gestão e Tecnologia Ambiental - Turma 2019.1. Cursando MBA em Topografia e Sensoriamento Remoto pela Faculdade FAMART. Integrante (Analista Ambiental) do Grupo Voluntário de Combate ao Desmatamento - GVCD. Possui experiência na área de Educação Ambiental com ênfase em Gestão Ambiental. Atualmente focando nos seguintes temas: Educação Ambiental e Sustentabilidade; ii. Percepção Ambiental, iii. Monitoramento Ambiental; iv. Sensoriamento remoto; v. Direito Ambiental; vi. Planejamento, Gestão e Tecnologia Ambiental.

Dammyres Barboza de Santana Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduanda em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco, atuando como estudante de Iniciação Científica no desenvolvimento de Biossensores para diagnóstico de arboviroses no Laboratório de Biodispositivos Nanoestruturados, vinculado ao Departamento de Bioquímica (UFPE).

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Publicado

2022-04-04

Como Citar

de Santana, V. V., Selva, V. S. F., Júnior, N. F. de B., dos Santos, P. R., & Silva, D. B. de S. (2022). Práticas turísticas nos ambientes recifais de Porto de Galinhas, Pernambuco: gestão, manejo e estrutura de governança. Guaju: Revista Brasileira De Desenvolvimento Territorial Sustentável , 8. https://doi.org/10.5380/guaju.v8i0.80728

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Artigos