O CONSUMO COLABORATIVO NO CONTEXTO SOCIOECONÔMICO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: O CASO DA COMUNIDADE PEQUENOS PROFETAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/guaju.v7i1.78147Palavras-chave:
Economia colaborativa. Mudança social. Consumo sustentável.Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar como o consumo colaborativo modifica o contexto social de pessoas em situação socioeconômica de vulnerabilidade social. Realizamos uma pesquisa descritiva, abordando o problema de forma qualitativa e utilizando como objeto de estudo o caso da Comunidade Pequenos Profetas (CPP). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, no site da Comunidade e no relatório de atividades da Comunidade de 2018. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que as práticas de consumo colaborativo, tais como: reuso, produção compartilhada de bens de consumo, consumo com foco na sustentabilidade, redução de desperdício, desenvolvidas pelos participantes do caso estudado têm contribuído para modificar o contexto socioeconômico dos participantes. Isso foi observado na melhoria da qualidade de vida e nutricional dos participantes, processo de geração de renda nas famílias, fomento ao empreendedorismo e pertencimento social. Assim, concluímos que o consumo colaborativo pode modificar de forma positiva o contexto socioeconômico de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
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