EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES DA LINHA DO RURAL DA TURMA XIII DO PPGMADE: ELEMENTOS PARA COMPREENDER E INTERVIR NA COMPLEXA PROBLEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/guaju.v7i1.77336

Palavras-chave:

Projeto de Pesquisa Coletivo, Quilombo Ribeirão Grande/Terra Seca, Ruralidades.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar a prática do exercício interdisciplinar da Turma XIII da Linha Ruralidades, Ambiente e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMade/UFPR). Sua justificativa se baseia na urgência e necessidade de construir pesquisas e práticas interdisciplinares, capazes de trazer novos elementos para compreender e intervir na complexa problemática socioambiental. Metodologicamente, consiste em uma análise do processo com base no relato da experiência do grupo, sistematizado no formato de um “projeto coletivo” sob a luz das teorias da interdisciplinaridade. Como resultado, destaca-se a caracterização das principais singularidades da abordagem metodológica do programa, especialmente a construção de um projeto coletivo e interdisciplinar que leva aos temas das teses individuais. Além disso, dificuldades na auto-organização dos discentes, falta de condições materiais, uma tendência de educação bancária e uma cultura de competição, que impera em boa parte do sistema de ensino brasileiro, foram diagnosticados como limites centrais do exercício em questão. Porém, ainda que contenha contradições, a experiência da Linha do Rural da Turma XIII é, ao menos, uma tentativa de rompimento com a hiperespecialização e construção de processos coletivos e interdisciplinares que pode servir como referência para outras práticas interdisciplinares, sobretudo aquelas vinculadas às questões socioambientais, como as discussões em torno do desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Rodrigo Ozelame da Silva, Doutorando do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR).

Gestor Ambiental; Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE/UFPR)

Jairo Antonio Bosa, Doutorando do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR).

Graduado em Comunicação Social; Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE/UFPR)

Renata Borges Kempf, Doutorando do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR).

Economista, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE/UFPR)

Maria Wanda de Alencar, Doutorando do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR).

Engenheira Agrônoma; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE/UFPR)

Camila Eduarda Viana, Doutorando do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR).

Graduada em Ciências Biológicas; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE/UFPR)

Valdir Frigo Denardin, Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE/UFPR) e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável - PPGDTS/UFP

Graduado em Ciências Econômicas; Doutor Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). Docente da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE/UFPR) e Programa de PósGraduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável - PPGDTS/UFP

Valter Roberto Schaffrath, Instituto Federal do Paraná (IFPR)e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE/UFPR)

Engenheiro Agrônomo; Doutor em Agronomia (UEM); docente do Instituto Federal do Paraná (IFPR)e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE/UFPR)

Carolina dos Anjos de Borba, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE/UFPR) e Programa de Pós-Graduação em Educação – (PPGE/UFPR)

Graduação em Direito; Doutora em Desenvolvimento Rural (PGDR-UFRGS); docente do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE/UFPR) e Programa de Pós-Graduação em Educação – (PPGE/UFPR)

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Publicado

2021-08-05

Como Citar

Silva, R. O. da, Bosa, J. A., Kempf, R. B., de Alencar, M. W., Viana, C. E., Denardin, V. F., … de Borba, C. dos A. (2021). EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES DA LINHA DO RURAL DA TURMA XIII DO PPGMADE: ELEMENTOS PARA COMPREENDER E INTERVIR NA COMPLEXA PROBLEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL. Guaju: Revista Brasileira De Desenvolvimento Territorial Sustentável , 7(1), 257–285. https://doi.org/10.5380/guaju.v7i1.77336

Edição

Seção

Artigos