GESTÃO DE ÁGUA NA IRRIGAÇÃO E MODIFICAÇÕES NA COBERTURA DO SOLO EM RESERVATÓRIO ARTIFICIAL NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/guaju.v7i1.75795

Palavras-chave:

Escassez. Demanda de água. Perímetro irrigado

Resumo

A atividade agropecuária é a principal setor usuário dos recursos hídricos no Brasil. No município de Ibimirim, Sertão de Pernambuco, Nordeste do Brasil, a agricultura irrigada foi impulsionada com a implantação de açude e sistema de irrigação pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, constituindo o Perímetro Irrigado do Moxotó. Este artigo tem por objetivo relatar o processo de gestão das águas para atividades agrícolas e identificar espaço-temporalmente alterações nas classes de uso e cobertura do solo, utilizando o NDWI e o NDVI. Para detalhamento descritivo e exploratório e pontual, foram realizadas observações diretas e registro fotográfico a partir de campanhas de campo. Foram analisados os dados de solo e precipitação pluviométrica, agregando imagens de cobertura vegetal e alocação de água do reservatório por meio de técnicas de sensoriamento remoto. Registros históricos do uso da água do açude demonstram que os solos próximos possuem elevado potencial para irrigação, porém devido à falta de manejo adequada do perímetro irrigado de Ibimirim, registros de áreas salinizadas foram constatadas, principalmente em sistemas em que a irrigação é realizada pelo método de superfície. Além do mais, existe o uso exagerado da água do açude, que vem concentrando cada vez mais sal, como redução real do seu volume, principalmente nos anos de 1995, 2003 e 2019. Estes fatores são intensificados pela ausência de reformas no açude, falta de agregação de novas tecnologias, baixo nível de manutenção técnica dos equipamentos, diminuindo a eficiência operacional, assim como ausência de política de capacitação dos técnicos que realizam assistência aos produtores. Todos estes fatores necessitam de correção para que esta região possa adotar um modelo sustentável de produção.

Biografia do Autor

Patrício Rinaldo dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco - IFPE (2012); Licenciado no curso de Formação Pedagógica em Ciências Biológicas (2019) ofertado pela Secretaria de Ensino a Distância na Universidade Federal do Vale de São Francisco (SEAD-UNIVASF) por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PARFOR-CAPES). Especialista em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2017); Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2018); Especialista em Educação Ambiental Interdisciplinar pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2020). Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente (REDE PRODEMA\UFPE), na linha de pesquisa de Gestão e Tecnologia Ambiental - Turma 2019.1. Possui experiência na área de Educação Ambiental com enfase em Gestão Ambiental. Atualmente focando nos seguintes temas: Educação Ambiental e Sustentabilidade; ii. Percepção Ambiental, iii. Monitoramento Ambiental; iv. Sensoriamento remoto; v. Direito Ambiental; vi. Planejamento, Gestão e Tecnologia Ambiental

Breno Leonan de Carvalho Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2011), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (Irrigação e Drenagem, 2014) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (Engenharia de Água e Solo, 2018). Realizou estágio de pós-doutorado em Engenharia Agrícola com ênfase em Engenharia de Água e Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2019 - 2020). Pesquisador do grupo Aproveitamento de Resíduos (Linha de pesquisa: Aproveitamento de água de alta salinidade e servida) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente, realiza atividades de pesquisa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua nas áreas de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, trabalhando principalmente nos seguintes temas: salinidade, tolerância das culturas à salinidade, estresses hídrico e salino, Gossypium hirsutum L., Cocos nucifera L., recursos hídricos, qualidade e reuso de água, manejo de água e solo na agricultura irrigada, calibração de sensores capacitivos para o manejo da irrigação. 

Ailton Alves de Carvalho, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST) (2013), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) (2015) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (2019). Atua em pesquisas de manejo de irrigação via clima e solo. Desenvolve pesquisas voltadas para o uso de práticas conservacionistas, com destaque para aplicação de cobertura morta para conservação da água e do solo. Atualmente desenvolve pesquisas com reuso de água para fins hidroagrícola, com destaque para a produção de forragem em condição de clima Semiárido. É revisor de periódico (Engenharia na Agricultura). Trabalha com técnicas de geoestatística, zoneamento agroclimático, balanço de água no solo e análise de modelagem agroclimatológica. Além do mais, desenvolve de projetos voltados para desenvolvimento e calibração de microestações agrometeorológica e microssonda para leitura de umidade do solo, e automação de sistemas de irrigação.

Hernande Pereira da Silva, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

Hernande Pereira da Silva. Coordenador do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco - IRRD-PE. Membro Titular da Comissão de Cartografia do Estado de Pernambuco - COMCAR/PE. Membro Titular do Comitê de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas da Cidade do Recife ? COMCLIMA. Doutor em Ciências do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Mestre em Sensoriamento Remoto com domínio conexo em Geoprocessamento pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, Especialista em Fotogrametria Aplicada a Engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduado em Engenharia de Minas pela UFPE. Possui curso de Aperfeiçoamento em Sensoriamento Remoto, GPS (Global Positioning System) e GIS (Geographic Information System) pela Sthocholm University, Suécia promovido pela Organização das Nações Unidas - ONU. Possui Aperfeiçoamento em Processamento Digital de Imagens de Satélites pelo DLR (Deutsches Zentrum für Luft ? und Raumfart e.V.) - Centro Aeroespacial Alemão, Oberfaphehofen, Alemanha. Possui Aperfeiçoamento em Aquecimento Global e Mudanças Climáticas pelo InterAmerican Institute for Global Change Research ? IAI. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE. É Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, atuando como Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental. É Professor e pesquisador do IFPE onde ministra aulas de Fundamentos de Geologia, Sensoriamento Remoto aplicado ao Meio Ambiente e Mudanças Climáticas no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, onde ministrou os componentes curriculares de Avaliação de Impactos Ambientais, Gestão de recursos hídricos e Recuperação de áreas degradadas. É Professor e pesquisador da UFRPE onde ministra Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Mudanças Climáticas e Sustentabilidade, onde ministrou Topografia, Fotointerpretação Florestal, Interpretação de imagens, Fotogrametria e Fotointerpretação. É Líder de Grupos de Pesquisa do CNPq. É Certificado pelo INCRA para realização de levantamentos topográficos de imóveis rurais de acordo com a Lei 10.267/2001. É Coordenador do GEOSERE ? Núcleo de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto e da Estação de Recepção de Imagens de Satélites - RRS (Recife Receiving Station) da UFRPE. Foi Consultor da Agência CONDEPE/FIDEM do Governo de Pernambuco no mapeamento com imagens de satélites de alta resolução espacial da Região Metropolitana do Recife. É Consultor em cartografia temática, sensoriamento remoto e geoprocessamento da FADURPE (Fundação de Desenvolvimento Educacional Apolônio Salles). Consultor em Geoprocessamento e Perito Judicial da Justiça Federal, seção judiciária de Pernambuco.

Soraya Giovanetti El-Deir, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professora/orientadora dos Programas de Pós-graduação em: Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco; Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco; Tecnologias Ambientais do Instituto Tecnológico de Pernambuco; Especialização em Gestão de Resíduos Sólidos da Universidade Católica. Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental em Pernambuco (Gampe). Pesquisa sobre: Gestão e Planejamento Ambientais; Educação para a Sustentabilidade; Gerenciamento de resíduos sólidos; Combate ao contágio doméstico por Covid-19 e outros patógenos. Revisora de 14 revistas científicas nacionais e internacionais. Publicou: 27 artigos completos em periódicos; 25 livros como autora ou organizadora; 46 capítulos de livros. Organizadora do Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos - EPERSOL, participe do SCORAI - Sustainable Consumption Research and Action Initiative, signatária do ODS/ONU - Development Sustainable Goals da Organização das Nações Unidas. orcid.org/0000-0002-7187-7438

Renilson Pinto da Silva Ramos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB (2020). Graduado no curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns (2018), na qual foi bolsista de Iniciação Cientifica, monitor do Laboratório de Geografia, UPE - Campus Garanhuns, com experiência em pesquisas nas áreas de Geomorfologia, Processos erosivos, Análise Ambiental, Bacia Hidrográfica, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Fernando da Silva Alexandre, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestrando pelo programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA - UFPE), membro do grupo de pesquisa Análise e Processamento de Imagens (UFPE) e pesquisador do LaGMA - Laboratório de Geoprocessamento e Modelagem Ambiental (UPE). Especialista em Topografia e Sensoriamento Remoto pela Universidade Cândido Mendes. É licenciado e laureado no curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns (2018), na qual foi bolsista de Iniciação Cientifica, monitor do Laboratório de Geografia e do Laboratório de Geoprocessamento e Modelagem Ambiental (LaGMA). Tem experiência em pesquisas nas áreas de Geomorfologia, Cartografia de Geossistemas, Análise Ambiental, Bacia Hidrográfica, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Geotecnologia e Modelagem Ambiental. Foi um dos finalistas do prêmio Jovem Geomorfólogo 2018, promovido pela União da Geomorfologia Brasileira (UGB) durante o XII SINAGEO e foi selecionado em 2018 para receber o prêmio Young Geomorphologists pela International Association of Geomorphologists (IAG), durante o 7 Congreso Argentino de Cuaternario y Geomorfología - Geocuar 2018.

Ana Célia Saraiva de Moura Garcia, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

Aluna do Curso de Pós-Graduação em Geoprocessamento aplicado do IFNMG, Possui Especialização em Educação Ambiental Interdiciplinar pela UNIVASF (2020).Concluiu o curso de mestrado em Gestão Ambiental do IFPE (2018). Foi tutora virtual do Curso de Gestão Ambiental ( disciplina de Sistema de Informações Geográficas -SIG) do IFPE/UAB (Polo Surumbi/PE e Dias d´Ávila /BA). Concluiu o curso Desenvolvimento de projeto temático- Monitoramento Ambiental por diferenças térmicas"- ministrado pelo INPE (2015). Possui Curso de Sensoriamento Remoto :Aprendizagem Continuada-INPE (2014), graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná, e em Psicologia- Clinica e Licenciatura pela Faculdade Frassinetti do Recife (1997); Fez o curso de Especialização em Gestão Ambiental, licenciamento e Auditoria, pela UNOPAR. Obteve o título de Especialista em Educação á Distância pelo SENAC-PE e Especialista em Associativismo e cooperativismo pela UFRPE. Foi tutora virtual das diciplinas de EAD e tecnologia, Introdução a Psicologia do Curso de Enfermagem, bolsista do MEC do Programa E-TEC Brasil em parceria com a Secretaria Executiva de Educação Profissionalizante. Fez o curso de Aperfeiçoamento em Tutoria virtual (SENAC) e Planejamento Municipal miinistrado pelo IBAM. Trabalhou no Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural-ProRural. Atuou como bolsista de pesquisa no curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação Profissional Integrada a Educação básica na Modalidade de Educação de jovens e adultos- especialização PROEJA, na modalidade de Educação a distância, do sistema Rede E-Tec Brasil, na função de tutora a distância, no acompanhamento e avaliação dos estudantes nos componentes curriculares:Desenvolvimento Integral Humano, Politicas e legislação, Educação Indígena, Fundamentos Filosóficos, Psicológicos, Programa Nacional do PEOEJA,Avaliação de políticas públicas, Currículo Integrado

Adriana Karla Tavares Batista Nunes Leal, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco(2011), graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(1999), graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson(2021), especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Candido Mendes(2014), especialização em Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco(2013) e mestrado-profissionalizante em Mestrado Profissional em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco(2016). Atualmente é Educadora do Projeto Cristão Comunitário Videira e Oficial de Administração da Prefeitura Municipal de Sanharó. Tem experiência na área de Ciências Ambientais. Atuando principalmente nos seguintes temas:desenvolvimento sustentável, gestão ambiental, Educação.

Valdilene Valdice de Santana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda pelo Programa de Pós - Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/ UFPE, Especialista em Ensino de Geografia pela Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão -FAINTVISA, Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba -UFPB, Licenciada em Geografia pela Universidade de Pernambuco -UPE, Técnica em Tiflologia pelo CAP-PE, Técnica em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE. Possui experiência na área docente na Educação Básica, no Ensino Médio, no Ensino Técnico e Superior . Experiência em Coordenação pedagógica na Educação Básica. Área de atuação na Educação em Ensino Superior curso de Pedagogia: Educação Inclusiva, Ensino de Geografia , Ensino de História , Ensino de Ciências NaturaisI, Planejamento Educacional, Fundamentos Biológicos na Educação; Curso de Licenciatura em Geografia: Estágio Supervisionado . Servidora pública na Educação Básica no Município do Ipojuca/PE, Tutora a distância no curso de Licenciatura em Geografia IFPE/EAD, Campus Recife. Experiências em elaboração de relatórios técnicos de controle ambiental, de parecer técnico do plano municipal de resíduos sólidos e elaboração do projeto da Agenda 21 Municipal de Feira Nova. Foi integrante do COMDEMA e do Comitê Técnico Executivo do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos do município de Feira Nova/PE. Integrante do Projeto Curupira de Extensão e Pesquisa: estreitando relações entre a academia e a sociedade afetada pelo derramamento de óleo em Pernambuco, realizado no Centro de Biociências (CB), UFPE.

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Publicado

2021-08-05

Como Citar

dos Santos, P. R., Lima, B. L. de C., de Carvalho, A. A., da Silva, H. P., El-Deir, S. G., Ramos, R. P. da S., … de Santana, V. V. (2021). GESTÃO DE ÁGUA NA IRRIGAÇÃO E MODIFICAÇÕES NA COBERTURA DO SOLO EM RESERVATÓRIO ARTIFICIAL NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. Guaju: Revista Brasileira De Desenvolvimento Territorial Sustentável , 7(1), 180–212. https://doi.org/10.5380/guaju.v7i1.75795

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Artigos