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A importância da tríade ensino, pesquisa e extensão na Construção dos territórios – O caso da horta comunitária da Vila Nova/SC

Suzana Maria Pozzer da Silveira, Geraldo Muzeka, Izabel Batista, Ivete Maria Grisa, Luciano Streck, Vinicius Santana Farias

Resumo


Partindo do pressuposto de que o território se constitui de um processo em construção, o artigo faz uma análise do projeto de ensino, pesquisa e extensão voltado para a implementação de uma horta comunitária em Vila Nova/SC. Trata- se de uma região do Município de Santa Rosa do Sul, situado no Extremo Sul Catarinense, caracterizada pela agricultura familiar, pela presença de assentados e pelo baixo capital social. O projeto buscou ampliar a qualificação no âmbito da agricultura familiar, dando ênfase às hortas comunitárias, com vistas a fortalecer o capital social e as redes agroalimentares alternativas em prol de um Arranjo Produtivo Local (APL). Em face do exposto, o artigo tem por objetivo efetuar uma descrição da experiência de implementação da horta comunitária, procurando explicar as lacunas e as potencialidades na construção dessa inovação, enquanto um embrião de um APL. Foram utilizadas diversas técnicas qualitativas de coleta de dados, tais como acompanhamento das atividades em diferentes espaços (comunidade, escola), interação com a comunidade e aplicação de questionários. Embora a dimensão territorial não tenha sido devidamente contemplada, em termos de intersetorialidade, o projeto teve êxito no fortalecimento dos laços sociais, internos à comunidade e junto às instituições locais. O capital social, a conscientização, o empoderamento e a auto-organização da comunidade foram sendo construídos e/ou ampliados no processo de implementação do projeto.


Palavras-chave


Arranjo produtivo local. Capital social. Desenvolvimento territorial sustentável.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v6i2.73961

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