Desenvolvimento infantil e sustentabilidade: modelo computacional para representação dos condicionantes do desenvolvimento infantil
DOI:
https://doi.org/10.5380/guaju.v4i1.58873Palavras-chave:
Infância. Sustentabilidade. Desenvolvimento. Mineração de dadosResumo
Este trabalho visa enfatizar de que forma as condições de desenvolvimento na infância repercutem sobre as questões do Desenvolvimento Sustentável, com enfoque principal em estabelecer um modelo que represente o comportamento dos condicionantes do desenvolvimento de crianças de 1 a 12 meses de idade do município de Pontal do Paraná, litoral paranaense. O trabalho consiste em 3 fases: coleta de dados de 1443 crianças e definição de critérios para atraso no desenvolvimento nesta faixa etária, desenvolvimento de uma base de dados on-line, e mineração de dados para reconhecimento de padrões entre os casos de atraso. Como resultados observa-se elevado número de atraso no desenvolvimento em algumas das faixas etárias analisadas. Os achados deste trabalho possibilitam relacionar estes casos com seus respectivos condicionantes socioeconômicos e ambientais, a fim de complementar e ratificar a relevância deste contexto para o desenvolvimento sustentável.
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