Desenvolvimento infantil e sustentabilidade: modelo computacional para representação dos condicionantes do desenvolvimento infantil

Autores

  • Tainara Piontkoski Maldaner Universidade Federal do Paraná
  • Bruna Letícia dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • Luciana Vieira Castilho Weinert Universidade Federal do Paraná
  • Wagner Rodrigo Weinert Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/guaju.v4i1.58873

Palavras-chave:

Infância. Sustentabilidade. Desenvolvimento. Mineração de dados

Resumo

Este trabalho visa enfatizar de que forma as condições de desenvolvimento na infância repercutem sobre as questões do Desenvolvimento Sustentável, com enfoque principal em estabelecer um modelo que represente o comportamento dos condicionantes do desenvolvimento de crianças de 1 a 12 meses de idade do município de Pontal do Paraná, litoral paranaense. O trabalho consiste em 3 fases: coleta de dados de 1443 crianças e definição de critérios para atraso no desenvolvimento nesta faixa etária, desenvolvimento de uma base de dados on-line, e mineração de dados para reconhecimento de padrões entre os casos de atraso. Como resultados observa-se elevado número de atraso no desenvolvimento em algumas das faixas etárias analisadas. Os achados deste trabalho possibilitam relacionar estes casos com seus respectivos condicionantes socioeconômicos e ambientais, a fim de complementar e ratificar a relevância deste contexto para o desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Tainara Piontkoski Maldaner, Universidade Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Desenvolve pesquisas em saúde da criança, desenvolvimento humano, desenvolvimento motor e desenvolvimento territorial sustentável. 

Bruna Letícia dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná (2015).

Luciana Vieira Castilho Weinert, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010). Docente - Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Paraná

Wagner Rodrigo Weinert, Instituto Federal do Paraná

Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010). Professor do Ensino B. Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná.

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Publicado

2018-07-31

Como Citar

Maldaner, T. P., dos Santos, B. L., Weinert, L. V. C., & Weinert, W. R. (2018). Desenvolvimento infantil e sustentabilidade: modelo computacional para representação dos condicionantes do desenvolvimento infantil. Guaju: Revista Brasileira De Desenvolvimento Territorial Sustentável , 4(1), 146–162. https://doi.org/10.5380/guaju.v4i1.58873

Edição

Seção

Dossiê