Financiamento privado de campanha eleitoral: o agronegócio bancando a queda do Código Florestal Brasileiro de 1965

Autores

  • Paulo Roberto Cunha Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM/USP)
  • Neli Aparecida de Mello-Théry Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM/USP)

DOI:

https://doi.org/10.5380/guaju.v3i2.56294

Resumo

Até o ano de 2015, o financiamento privado de campanhas eleitorais era uma das formas de mobilização política dos atores individuais e dos grupos de interesses econômicos. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste artigo, é demonstrar como o agronegócio e outros interesses organizados contribuíram decisivamente no processo político de desmonte do Código Florestal Brasileiro de 1965, por intermédio de significativa quantia doada em 2006 às campanhas eleitorais de políticos ruralistas que, em 2010, aprovaram um projeto considerado o embrião da Nova Lei Florestal.

 

Biografia do Autor

Paulo Roberto Cunha, Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM/USP)

  

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

Cunha, P. R., & Mello-Théry, N. A. de. (2017). Financiamento privado de campanha eleitoral: o agronegócio bancando a queda do Código Florestal Brasileiro de 1965. Guaju: Revista Brasileira De Desenvolvimento Territorial Sustentável , 3(2), 3–31. https://doi.org/10.5380/guaju.v3i2.56294

Edição

Seção

Artigos