A gestão de territórios sustentáveis e as ações estratégias das universidades
DOI:
https://doi.org/10.5380/guaju.v2i2.49768Resumo
O artigo consiste numa exposição acerca das dimensões ambientais em duas universidades brasileiras, enfatizando as condições para a implementação, as barreiras e dificuldades para gerar territórios sustentáveis. A abordagem metodológica consolida-se por um percurso teórico e a coleta de dados empíricos que leva em consideração as peculiaridades e estratégias ambientais de cada instituição. Três aspectos dão rumo à abordagem proposta, como a complexidade e interdisciplinaridade, a gestão de resíduos e os indicadores de controle da qualidade ambiental. Os resultados alcançados nestas ênfases indicam o desenrolar de experiências, oportunidades, riscos e obstáculos ante as soluções para os impactos ambientais nas universidades selecionadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista Guaju. As afirmações e os conceitos explicitados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores, não recaindo sobre o Conselho Editorial da Guaju. (desde 31/07/2025)
Os manuscrtitos serão publicados sob a licença Creative Commons By - Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, contanto que eles atribuam o crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças oferecidas. Recomendado para máxima divulgação e uso de materiais licenciados.
Para a publicação dos manuscritos em outros meios de veiculação ou compartilhamento, solicita-se que seja mencionada a Guaju como sendo responsável pela primeira publicação do artigo.
















