A polissemia do conceito de desenvolvimento no seio da formulação estratégica nacional sobre ciência, tecnologia e inovação
DOI:
https://doi.org/10.5380/guaju.v2i2.49759Resumo
Este artigo objetiva demonstrar como algumas teorias identificadas no seio da formulação da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) e no Plano Brasil Maior (PBM) abordam o conceito de desenvolvimento, tendo sido observado nos documentos a existência de conceitos distintos, e algumas vezes divergentes entre si, para então compreender como esses conceitos se articulam e estruturam as relações entre Estado, Mercado e Sociedade. Pretende-se, neste artigo, identificar os conceitos, dissecando suas origens e matrizes teóricas, ao mesmo tempo em que se compreende a influência destes na estruturação das políticas públicas em nível estratégico, no que tange ao desenvolvimento nacional. Entende-se que as políticas públicas se realizam na gestão e que os instrumentos por ela engendrados trazem consigo sentidos e significados que, na prática, se traduzem em politização dos processos e dos instrumentos em si mesmos. Percebe-se que o reconhecimento da politicidade interna, intrínseca à escolha dos instrumentos, reflete e permeia os modelos adotados nos processos decisórios governamentais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista Guaju. As afirmações e os conceitos explicitados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores, não recaindo sobre o Conselho Editorial da Guaju. (desde 31/07/2025)
Os manuscrtitos serão publicados sob a licença Creative Commons By - Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, contanto que eles atribuam o crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças oferecidas. Recomendado para máxima divulgação e uso de materiais licenciados.
Para a publicação dos manuscritos em outros meios de veiculação ou compartilhamento, solicita-se que seja mencionada a Guaju como sendo responsável pela primeira publicação do artigo.
















