Um Arcabouço Conceitual para o estudo Trajetória de Desenvolvimento em Territórios: Contribuições da Mudança Institucional e dos Commons
DOI:
https://doi.org/10.5380/guaju.v2i2.49267Resumo
O estudo da trajetória de desenvolvimento vem sendo amplamente utilizado nas pesquisas sobre desenvolvimento territorial sustentável. No entanto, as pesquisas empíricas sobre trajetória de desenvolvimento carecem de referenciais analíticos que permitam avançar no estudo de padrões e processos comuns aos casos. Neste sentido, proponho um arcabouço conceitual que oferece a possibilidade empírica de realizar estudos sobre a trajetória de desenvolvimento em estreita sintonia com a análise das mudanças institucionais processadas em recursos naturais de uso comum. O arcabouço conceitual é focado nas interações entre variáveis que atuam na mudança institucional: vetores de mudança, inovações técnicas, consequências para os recursos naturais e nas complexas relações entre as regras formais e informais de acesso e uso de recursos naturais. A mudança institucional é direcionada pelas interações entre as organizações, analisadas através do jogo de atores, que pode ser operacionalizada pelo uso de modelos auxiliares. O arcabouço conceitual sugere a busca por complementaridades entre as categorias de sistema socioecológico e território e foi fruto de um estudo sobre a pesca artesanal na Baía da Ilha Grande (Rio de Janeiro, Brasil). A abordagem proposta busca inserir a gestão de recursos naturais de uso comum um cenário de desenvolvimento territorial sustentável e contribuir para os avanços nas pesquisas sobre o fenômeno territorial do desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista Guaju. As afirmações e os conceitos explicitados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores, não recaindo sobre o Conselho Editorial da Guaju. (desde 31/07/2025)
Os manuscrtitos serão publicados sob a licença Creative Commons By - Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, contanto que eles atribuam o crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças oferecidas. Recomendado para máxima divulgação e uso de materiais licenciados.
Para a publicação dos manuscritos em outros meios de veiculação ou compartilhamento, solicita-se que seja mencionada a Guaju como sendo responsável pela primeira publicação do artigo.
















