Quintais produtivos: para além do acesso à alimentação saudável, um espaço de resgate do ser
DOI:
https://doi.org/10.5380/guaju.v2i1.46738Resumo
Esta pesquisa traz à discussão algumas das possíveis contribuições dos quintais produtivos, na melhoria da situação de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória, de abordagem quantiqualitativa. Foram entrevistados 18 participantes e/ou famílias, por meio de entrevistas estruturadas, semiestruturadas e visitas domiciliares. Evidenciou-se que a manutenção do quintal produtivo, proporciona às famílias condições para construção de sua própria capacidade, mesmo que em parte, de alimentar-se, conduzindo a melhores hábitos alimentares, sobretudo por conta da relação que fazem entre alimentação e saúde. Para além da produção de alimentos, salientam-se outras motivações para manutenção dos quintais produtivos, como: a questão cultural; econômica; o gostar e o prazer em plantar; a importância dada a valores, costumes e hábitos rurais, o cultivo como ocupação e terapia. No entendimento de que a situação de SAN depende da garantia de outros direitos para sua consolidação e, na compreensão de que os quintais produtivos podem ser uma via para construção de um espaço dialógico, de socialização e de resgate da autonomia e da autoestima, ressalta-se a necessidade de ações, projetos, programas e políticas que viabilizem e fortaleçam a existência desta estratégia, visando o empoderamento, a formação cidadã e política e a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, como consequência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A publicação do artigo está condicionada à cessão dos direitos autorais, sem ônus, a Guaju, que terá exclusividade de publicá-lo em primeira mão.
Os manuscrtitos serão publicados sob a licença Creative Commons By - Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, contanto que eles atribuam o crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças oferecidas. Recomendado para máxima divulgação e uso de materiais licenciados.
Para a publicação dos manuscritos em outros meios de veiculação ou compartilhamento, solicita-se que seja mencionada a Guaju como sendo responsável pela primeira publicação do artigo.
As afirmações e os conceitos explicitados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores, não recaindo sobre o Conselho Editorial da Guaju.