Desenvolvimento Territorial Sustentável: O desafio contemporâneo de romper o globalitarismo existente pela busca de novas alternativas de consumo local

Autores

  • Luciana Galvão Martins Universidade Federal do Parana
  • Renata de Fátima Tozetti Universidade Federal do Paraná
  • Marcia Regina Ferreira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/guaju.v2i1.46730

Resumo

O presente artigo revisita a política pública de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil para discutir o desafio contemporâneo do consumo de alimentos saudáveis e de qualidade mediante a era da globalização e do uso de agrotóxicos. Problematizam-se o processo de globalização hegemônico, imposto pelo modelo de desenvolvimento capitalista, e os impactos desse mimetismo na saúde e qualidade de vida das pessoas de uma nação, apresentando dados alarmantes relacionados à obesidade no Brasil. Buscam-se autores no campo da economia para conceituar o que vem a ser o desenvolvimento de uma nação, rompendo com o pensamento economicista e avançando na busca de uma abordagem na qual pessoas e natureza possam de fato ser consideradas. Foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica sobre temas como desenvolvimento, território, agroecologia, soberania alimentar e políticas públicas relacionadas, além de pesquisa em bases de dados secundárias como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional do Câncer (INCA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. Como resultado, percebe-se que é preciso repensar o território e o papel das políticas públicas [no âmbito do Desenvolvimento Territorial Sustentável] fomentando iniciativas locais, as quais possam gerar processos de libertação e que rompam as práticas globalitaristas impostas em nossa sociedade.

Biografia do Autor

Luciana Galvão Martins, Universidade Federal do Parana

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável na UFPR Litoral. Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002), graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo(2002), especialização em MBA em Estratégia Empresarial pela Universidade Nove de Julho (2009) e curso Técnico em Nutrição e Dietética pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos (2013).

Renata de Fátima Tozetti, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008), e especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar, pela UFPR Litoral (2012). Atuou na área social como Pedagoga de Centro de Referência de Assistência Social no município de São José dos Pinhais, desenvolvendo ações em equipe interdisciplinar. Atualmente é Diretora de CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil (Gestão de 2016-2018), na rede pública de ensino do mesmo município, onde também atuou como Coordenadora Pedagógica e Diretora Auxiliar (Gestão 2013-2015). Realiza ainda acompanhamento aos(às) educadores(as), educandos(as) e suas famílias com enfoque ao atendimento integral de crianças de zero a cinco anos de idade. Está cursando Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Territorial Sustentável, pela UFPR Litoral (2015-2017). Desenvolve pesquisas na área acadêmica relacionadas as temáticas educação, gênero e diversidade e políticas públicas com interface para saúde, o desenvolvimento sustentável e sobretudo, humano. Compõe o grupo de pesquisas (TeDiS/CNPQ) - Território, Diversidade e Saúde da UFPR Litoral.

Marcia Regina Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Administração(2000) e mestrado em Administração(2003), ambos realizados na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Desenvolvimento Rural Sustentável. Atualmente é professora e pesquisadora na Universidade Federal do Paraná (UFPR/setor Litoral) na graduação e no Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Experiência na área de Administração e Educação com ênfase em Empreendedorismo e Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades rurais, ecologia politica, economia social, metodologias participativas, descolonialidade e meio de vida rural sustentável.

Downloads

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Martins, L. G., Tozetti, R. de F., & Ferreira, M. R. (2016). Desenvolvimento Territorial Sustentável: O desafio contemporâneo de romper o globalitarismo existente pela busca de novas alternativas de consumo local. Guaju: Revista Brasileira De Desenvolvimento Territorial Sustentável , 2(1), 38–60. https://doi.org/10.5380/guaju.v2i1.46730

Edição

Seção

Dossiê