Contribuições da produção de autoconsumo em quintais para a segurança alimentar e nutricional e renda em Jangada, Baixada Cuiabana, MT

Autores

  • Cleomara Nunes do Amaral Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso.
  • Gabriela Peixoto Coelho-de-Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ilaine Schuch Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelino de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5380/guaju.v2i1.46425

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é apresentar os resultados de pesquisa sobre a contribuição dos quintais na segurança alimentar e nutricional e nas rendas das famílias de agricultoras tradicionais. Para tal, foi constituída uma amostra aleatória proporcional ao tamanho da população e foram pesquisadas 90 famílias em 7 comunidades rurais do município de Jangada, Baixada Cuiabana, estado do Mato Grosso. Os dados foram coletados no período de agosto de 2012 a julho de 2013. Para a análise de consumo alimentar e aspectos de segurança alimentar das famílias, os dados foram coletados por meio da técnica de inquérito de consumo alimentar familiar. Mensurou-se o valor econômico do autoconsumo das famílias traduzido sob a forma de renda, considerando-se os preços praticados ao consumidor. A produção obtida oferece nutrientes importantes, ficando ausentes os alimentos mais ricos em minerais, os quais são produzidos em menor quantidade pelas famílias. A produção dos quintais parece não ser suficiente para garantir a segurança alimentar das famílias, especialmente no que se refere ao consumo de alguns macronutrientes e vitaminas em níveis adequados. No entanto, o autoconsumo, que muitas vezes se apresenta como uma renda invisível, contribui economicamente para a manutenção das famílias, bem como para garantir ao menos parcialmente a segurança alimentar dos agricultores e de suas famílias.

Biografia do Autor

Cleomara Nunes do Amaral, Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso.

Professora Efetiva da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso.

Gabriela Peixoto Coelho-de-Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Ciências Econômicas e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ilaine Schuch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Departamento de Nutrição/Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marcelino de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Associado da Faculdade de Ciências Econômicas e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2016-10-25

Como Citar

do Amaral, C. N., Coelho-de-Souza, G. P., Schuch, I., & de Souza, M. (2016). Contribuições da produção de autoconsumo em quintais para a segurança alimentar e nutricional e renda em Jangada, Baixada Cuiabana, MT. Guaju: Revista Brasileira De Desenvolvimento Territorial Sustentável , 2(1), 102–119. https://doi.org/10.5380/guaju.v2i1.46425

Edição

Seção

Dossiê