Contribuições da produção de autoconsumo em quintais para a segurança alimentar e nutricional e renda em Jangada, Baixada Cuiabana, MT
DOI:
https://doi.org/10.5380/guaju.v2i1.46425Resumo
O objetivo principal deste trabalho é apresentar os resultados de pesquisa sobre a contribuição dos quintais na segurança alimentar e nutricional e nas rendas das famílias de agricultoras tradicionais. Para tal, foi constituída uma amostra aleatória proporcional ao tamanho da população e foram pesquisadas 90 famílias em 7 comunidades rurais do município de Jangada, Baixada Cuiabana, estado do Mato Grosso. Os dados foram coletados no período de agosto de 2012 a julho de 2013. Para a análise de consumo alimentar e aspectos de segurança alimentar das famílias, os dados foram coletados por meio da técnica de inquérito de consumo alimentar familiar. Mensurou-se o valor econômico do autoconsumo das famílias traduzido sob a forma de renda, considerando-se os preços praticados ao consumidor. A produção obtida oferece nutrientes importantes, ficando ausentes os alimentos mais ricos em minerais, os quais são produzidos em menor quantidade pelas famílias. A produção dos quintais parece não ser suficiente para garantir a segurança alimentar das famílias, especialmente no que se refere ao consumo de alguns macronutrientes e vitaminas em níveis adequados. No entanto, o autoconsumo, que muitas vezes se apresenta como uma renda invisível, contribui economicamente para a manutenção das famílias, bem como para garantir ao menos parcialmente a segurança alimentar dos agricultores e de suas famílias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista Guaju. As afirmações e os conceitos explicitados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores, não recaindo sobre o Conselho Editorial da Guaju. (desde 31/07/2025)
Os manuscrtitos serão publicados sob a licença Creative Commons By - Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, contanto que eles atribuam o crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças oferecidas. Recomendado para máxima divulgação e uso de materiais licenciados.
Para a publicação dos manuscritos em outros meios de veiculação ou compartilhamento, solicita-se que seja mencionada a Guaju como sendo responsável pela primeira publicação do artigo.
















