EDITORIAL

Autores

  • Elaine Cristina de Oliveira Menezes UFPR
  • Mariana Bettega Braunert
  • Clóvis Wanzinack
  • Ivan Jairo Junckes
  • Thiago Henrique Moreira Goes

DOI:

https://doi.org/10.5380/gestus.v4i0.86070

Resumo

É com enorme satisfação que apresentamos o editorial do quarto número do Gestus - Cadernos de Administração e Gestão Pública da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, que é uma publicação anual do Curso de Administração Pública. Seu principal objetivo consiste na divulgação de trabalhos acadêmicos, reflexões e relatos de experiências sobre o campo de públicas, que congrega cursos de Administração Pública, Gestão Pública, Políticas Públicas, Gestão de Políticas Públicas e Gestão Social.  

O contexto de pandemia e os problemas estruturais e conjunturais que assolaram o mundo e o Brasil, em particular, nos dois últimos anos, demonstraram a complexidade da administração pública. Diante de tanta complexidade observou-se o protagonismo do Estado e o impacto que um aparelho do Estado tem sobre a dinâmica social.  

O campo da administração pública há algum tempo tem buscado debater acerca de suas fragilidades e potencialidades. Esse debate tem demonstrado que a velha administração pública, com a sua impessoalidade e forma de dominação, como ineficiente e de elevado custo (KETLL, 2000), é limitada, assim como a nova gestão pública, ancorada no mercado, é criticada por descaracterizar a esfera pública e a democracia (SPINCER, 2004; BATISTELLI, RICOTA, 2005; POTOSKI, PRAKASH, 2004; VENTRISS, 2002). A sociedade a quem a administração pública serve não é constituída de um modelo puro, isolado e de um único espaço linear para a existência humana. A sociedade é constituída de múltiplos espaços e modelos.

 A questão que se coloca diante desse quadro é de qual Estado, qual governo e administração pública temos necessidade nesse início do século XXI? Quais problemas devemos perseguir? Quais áreas ou funções de governo/Estado devem ser priorizadas? Qual responsabilidade tem o Estado sobre os problemas que enfrentam as sociedades contemporâneas? Qual responsabilidade tem o mercado sobre os problemas que enfrentam as sociedades contemporâneas? Qual responsabilidade tem a sociedade civil sobre os problemas que enfrentam as sociedades contemporâneas? Como articular as necessidades presentes com equidade às futuras gerações?  

Todo esse debate tem demonstrado que um longo caminho temos a percorrer, tanto em termos de civilidade, quanto em termos de solidariedade e responsabilidade perante os mais frágeis hoje, assim como em relação ao futuro. 

 Os quatro artigos e quatro relatos de experiência que o Gestus apresenta nesta edição aos leitores demonstram as questões controvertidas que perpassam a administração pública na atualidade, abordando uma variedade de temáticas de grande relevância e pertinência, como desigualdades de gênero, saúde coletiva, políticas públicas, assistência social e licitações. 

Downloads

Publicado

2022-05-20

Como Citar

Menezes, E. C. de O., Braunert, M. B., Wanzinack, C., Junckes, I. J., & Goes, T. H. M. (2022). EDITORIAL. Gestus - Caderno De Administração E Gestão Pública, 4, 2–4. https://doi.org/10.5380/gestus.v4i0.86070

Edição

Seção

Editorial