A VIVÊNCIA INTERPROFISSIONAL SOB A ÓTICA DE UM DISCENTE NO PROGRAMA “PET SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE” NO MUNICÍPIO DE ASSIS/SP: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/gestus.v4i0.86066Palavras-chave:
Educação interprofissional, PET Saúde, Unidade Básica de SaúdeResumo
O texto tem o objetibo de realizar um relato da experiência de um acadêmico do curso de medicina na Educação Interprofissional do PET Saúde em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do interior paulista. Em 2011, o Centro de Educação Interprofissional Colaborativa definiu, de forma atual, a educação interprofissional como sendo um processo de aprendizado que envolve profissionais e suas experiências, cada qual em sua realidade na área da saúde de forma interdisciplinar, atendendo as diversas necessidades em colaboração com a comunidade (INTERPROFESSIONAL EDUCATION COLLABORATIVE EXPERT PANEL, 2011). O PET SAÚDE/Interprofissionalidade vem ao encontro das Diretrizes Curriculares Nacionais, facilitando a inserção dos discentes nos serviços de saúde e promovendo a integração entre o ensino, o serviço em saúde e a comunidade, estimulando, a partir da observação das necessidades nos serviços, ações com base nos conhecimentos construídos no meio acadêmico. O programa foi capaz de proporcionar aos discentes a interação e compartilhamento de conhecimento entre cursos da área da saúde, bem como qualificação técnica e cientifica por meio de diversas vivências no serviço e com a comunidade e de estudos tutoriais e pesquisas, contribuindo para a formação de profissionais mais ambientados e preparados para a realidade do SUS.
Referências
BATISTA, K. B. C.; GONÇALVES, O. S. J. Formação dos profissionais de saúde para o SUS: significado e cuidado. Saúde Soc., [s. l.], v. 20, n. 4, p. 884-899, 2013.
BARR, H. Competent to collaborate: Towards a competency-based model for interprofessional education. Journal of Interprofessional Care, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 181-187, 1998.
BRASIL. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde). Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.saude.gov.br/trabalho-educacao-e-qualificacao/gestao-da-educacao/qualificacao-profissional/44938-programa-de-educacao-pelo-trabalho-para-a-saude-pet-saude. Acesso em: 4 mai. 2020.
INTERPROFESSIONAL EDUCATION COLLABORATIVE EXPERT PANEL. Core competencies for interprofessional collaborative practice. Washington, DC: Interprofessional Education Collaborative, 2011.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. Genebra: OMS; 2010.
REEVES, S.; XYRICHIS, A.; ZWARENSTEIN, M. Teamwork, collaboration, coordination, and networking: why we need to distinguish between different types of interprofessional practice. Journal of Interprofessional Care, [s. l.], v. 32, n. 1, p. 1-3, 2018.
STREIT, D. S.; BARBOSA NETO, F.; LAMPERT, J. 100 Anos de Diretrizes Curriculares Nacionais. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica; 2012.
WELLER, J.; BOYD, M.; CUMIN, D. Teams, tribes and patient safety: over-coming barriers to effective teamwork in healthcare. Postgrad Med. J., [s. l.], v. 90, n. 1061, p. 149-154, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A publicação do artigo está condicionada à cessão dos direitos autorais, sem ônus, a Gestus, que terá exclusividade de publicá-lo em primeira mão.
Os manuscrtitos serão publicados sob a licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, contanto que eles atribuam o crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças oferecidas. Recomendado para máxima divulgação e uso de materiais licenciados.
Para a publicação dos manuscritos em outros meios de veiculação ou compartilhamento, solicita-se que seja mencionada a Gestus como sendo responsável pela primeira publicação do artigo.
As afirmações e os conceitos explicitados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores, não recaindo sobre o Conselho Editorial do Gestus.