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ALGUMAS REFLEXÕES FRENTE A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MATINHOS-PR

Lidiane Martins Rodrigues de Souza, Adriana Lucinda de Oliveira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo central analisar o processo de inserção do Serviço Social na política de educação no Município de Matinhos. A sistematização é fruto do estágio curricular do Curso de Serviço Social que possibilitou a identificação da necessidade de documentar, e publicizar esta atuação que é ainda recente no município. O trabalho apresenta a trajetória do Serviço Social no campo da educação, bem como o percurso traçado no município de Matinhos, que conta com esse profissional desde 2013 na Secretaria de Educação. A sistematização do processo de implantação do serviço ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas com os principais profissionais envolvidos. A pesquisa demonstrou a premência do trabalho do Serviço Social na política de educação, espaço privilegiado de interlocução com as famílias e de orientação quanto ao acesso e defesa dos direitos sociais.

Palavras-chave: Serviço Social; Política de Educação; Estágio Curricular.



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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/gestus.v1i0.80991

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