DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR

UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DA UFPR-LITORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/gestus.v8i1.102377

Resumo

Este estudo analisa os desafios enfrentados por estudantes surdos no ensino superior, com ênfase na realidade da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (UFPR-Litoral). A pesquisa articula aportes teóricos selecionados sobre barreiras acadêmicas e institucionais com um estudo de caso qualitativo, baseado na aplicação de questionários a quatro alunos surdos da instituição. Os resultados apontam que, apesar de avanços como a presença de intérpretes de Libras em sala de aula e a receptividade da comunidade acadêmica, persistem obstáculos relevantes, como a escassez de materiais didáticos acessíveis, as dificuldades de compreensão da linguagem acadêmica, a falta de formação bilíngue dos docentes e a atuação restrita dos intérpretes fora da sala de aula. Os depoimentos revelam a urgência de uma transformação institucional que vá além da presença do intérprete, promovendo práticas pedagógicas inclusivas, com investimento em formação continuada, uso de recursos visuais e valorização da Libras como língua de instrução. As considerações finais ressaltam a necessidade de políticas educacionais que garantam acessibilidade plena, reconheçam a diversidade linguística e fortaleçam a presença da comunidade surda no ensino superior. O estudo contribui para o debate sobre inclusão e equidade, reforçando a importância de assegurar condições efetivas de participação e aprendizagem para estudantes surdos nas universidades públicas brasileiras

Biografia do Autor

Rodrigo Ramos, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Administração Pública UFPR Litoral - Matinhos – Paraná – Brasil.   

Kelly Caron de Oliveira , Universidade Federal do Paraná

Graduação em pedagogia e licenciatura em artes - UFPR Litoral - Matinhos – Paraná – Brasil.                                  

Referências

REFERÊNCIAS

CONSTÂNCIO, Rosana de Fátima Janes. Formação de acadêmicos surdos: desafios linguísticos, culturais e atitudinais. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, v. 13, n. 15, p. 5-12, 2024.

CRUZ, José Ildon Gonçalves da; DIAS, Tárcia Regina da Silveira. Trajetória escolar do surdo no ensino superior: condições e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 15, p. 65-80, 2009.

DEL MOURO, Karianny Aparecida Gerotto. Desafios e possibilidades na formação acadêmico/profissional de estudantes surdos em licenciaturas em química, física e matemática. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2023. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/83019. Acesso em: 9 jun. 2025.

MAGALHÃES, Vivian Caroline de Freitas. Fatores da inacessibilidade e permanência dos discentes surdos no ensino superior. In: SIMPÓSIO PORLIBRAS – ESTUDOS LINGUÍSTICOS E CULTURAIS DAS LÍNGUAS: INTERFACE ENTRE LINGUAGEM E SOCIEDADE, 1., 2019. Anais... [S.l.: s.n.], 2019. Artigo completo. Disponível em: https://static.even3.com/anais/639695.pdf. Acesso em: 9 maio 2025.

MESQUITA, Leila Santos. Políticas Públicas de Inclusão: o acesso da pessoa surda ao ensino superior. Educação & Realidade, v. 43, p. 255-273, 2018.

MOURA, Adelso Fidelis de; LEITE, Lúcia Pereira; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto De Oliveira. Universidade acessível: com a voz os estudantes surdos do ensino médio. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, p. 531-546, 2017.

SILVA, Reginaldo Aparecido. O ingresso e a formação acadêmica do sujeito surdo: singularidades, conquistas e desafios da educação inclusiva no espaço universitário. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, 2019.

SILVA, Luana Luzia da; SANTOS, Nágib José Mendes dos; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. A DOCÊNCIA SURDA: NECESSIDADES E MOTIVOS DO SER PROFESSOR. Psicologia Escolar e Educacional, v. 28, p. e267624, 2024.

VIANA, Marcos Vinícius Guimarães; GOMES, Márcia Regina. Desafios do aluno surdo no ensino superior. Revista Espaço, p. 197-214, 2020.

Downloads

Publicado

2025-12-07

Como Citar

Ramos, R., Caron de Oliveira , K., & Wanzinack, C. (2025). DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DA UFPR-LITORAL. Gestus - Caderno De Administração E Gestão Pública, 8(1). https://doi.org/10.5380/gestus.v8i1.102377

Edição

Seção

Artigos