DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR
UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DA UFPR-LITORAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/gestus.v8i1.102377Resumo
Este estudo analisa os desafios enfrentados por estudantes surdos no ensino superior, com ênfase na realidade da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (UFPR-Litoral). A pesquisa articula aportes teóricos selecionados sobre barreiras acadêmicas e institucionais com um estudo de caso qualitativo, baseado na aplicação de questionários a quatro alunos surdos da instituição. Os resultados apontam que, apesar de avanços como a presença de intérpretes de Libras em sala de aula e a receptividade da comunidade acadêmica, persistem obstáculos relevantes, como a escassez de materiais didáticos acessíveis, as dificuldades de compreensão da linguagem acadêmica, a falta de formação bilíngue dos docentes e a atuação restrita dos intérpretes fora da sala de aula. Os depoimentos revelam a urgência de uma transformação institucional que vá além da presença do intérprete, promovendo práticas pedagógicas inclusivas, com investimento em formação continuada, uso de recursos visuais e valorização da Libras como língua de instrução. As considerações finais ressaltam a necessidade de políticas educacionais que garantam acessibilidade plena, reconheçam a diversidade linguística e fortaleçam a presença da comunidade surda no ensino superior. O estudo contribui para o debate sobre inclusão e equidade, reforçando a importância de assegurar condições efetivas de participação e aprendizagem para estudantes surdos nas universidades públicas brasileiras
Referências
REFERÊNCIAS
CONSTÂNCIO, Rosana de Fátima Janes. Formação de acadêmicos surdos: desafios linguísticos, culturais e atitudinais. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, v. 13, n. 15, p. 5-12, 2024.
CRUZ, José Ildon Gonçalves da; DIAS, Tárcia Regina da Silveira. Trajetória escolar do surdo no ensino superior: condições e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 15, p. 65-80, 2009.
DEL MOURO, Karianny Aparecida Gerotto. Desafios e possibilidades na formação acadêmico/profissional de estudantes surdos em licenciaturas em química, física e matemática. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2023. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/83019. Acesso em: 9 jun. 2025.
MAGALHÃES, Vivian Caroline de Freitas. Fatores da inacessibilidade e permanência dos discentes surdos no ensino superior. In: SIMPÓSIO PORLIBRAS – ESTUDOS LINGUÍSTICOS E CULTURAIS DAS LÍNGUAS: INTERFACE ENTRE LINGUAGEM E SOCIEDADE, 1., 2019. Anais... [S.l.: s.n.], 2019. Artigo completo. Disponível em: https://static.even3.com/anais/639695.pdf. Acesso em: 9 maio 2025.
MESQUITA, Leila Santos. Políticas Públicas de Inclusão: o acesso da pessoa surda ao ensino superior. Educação & Realidade, v. 43, p. 255-273, 2018.
MOURA, Adelso Fidelis de; LEITE, Lúcia Pereira; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto De Oliveira. Universidade acessível: com a voz os estudantes surdos do ensino médio. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, p. 531-546, 2017.
SILVA, Reginaldo Aparecido. O ingresso e a formação acadêmica do sujeito surdo: singularidades, conquistas e desafios da educação inclusiva no espaço universitário. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, 2019.
SILVA, Luana Luzia da; SANTOS, Nágib José Mendes dos; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. A DOCÊNCIA SURDA: NECESSIDADES E MOTIVOS DO SER PROFESSOR. Psicologia Escolar e Educacional, v. 28, p. e267624, 2024.
VIANA, Marcos Vinícius Guimarães; GOMES, Márcia Regina. Desafios do aluno surdo no ensino superior. Revista Espaço, p. 197-214, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo está condicionada à cessão dos direitos autorais, sem ônus, a Gestus, que terá exclusividade de publicá-lo em primeira mão.
Os manuscrtitos serão publicados sob a licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, contanto que eles atribuam o crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças oferecidas. Recomendado para máxima divulgação e uso de materiais licenciados.
Para a publicação dos manuscritos em outros meios de veiculação ou compartilhamento, solicita-se que seja mencionada a Gestus como sendo responsável pela primeira publicação do artigo.
As afirmações e os conceitos explicitados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores, não recaindo sobre o Conselho Editorial do Gestus.
