O CONTROLE LITO-ESTRUTURAL NA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAGAÇABA - PR; UMA ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA REDE DE DRENAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5380/geo.v53i0.4225Abstract
O objetivo deste estudo é identificar a existência e a natureza do controle lito-estrutural na organização espacial da bacia hidrográfica do rio Tagaçaba, característi-ca de região montanhosa. Como é sabido, as propriedades lito-estruturais do substrato geológico exercem controle sobre a organização espacial da rede de drenagem; assim, pretende-se avaliar a natureza e a intensidade desse controle na organização da rede hidrográfica de uma bacia esculpida em uma área serrana. Dado que a configuração geomorfológica de uma bacia hidrográfica determina e é determinada por um conjunto de relações entre as propriedades do seu ambiente e os processos hidrogeológicos, este estudo pode fornecer uma contribuição para melhor se compreender o funcionamento de bacias hidrográficas de regiões montanhosas. A identificação e compreensão da natureza do controle estrutural sobre a organização espacial interna de uma bacia hidrográfica, bem como o conhecimento de sua fisiografia, permite entender melhor suas relações com os processos hidrológicos e, portanto, também o potencial de energia das correntes fluviais. O conhecimento dessas informações contribui para a tarefa de melhor planejar o uso racional dos recursos naturais e a ocupação do solo.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
