MODELAGEM DO CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE ÁRVORE INDIVIDUAL, PARA Pinus taeda L., NA REGIÃO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v52i3.86805Palavras-chave:
Funções de Crescimento, Sobrevivência de Árvores Individuais, Crescimento Diamétrico, Relação Hipsométrica Geral. Equações de Aplicabilidade Geral.Resumo
O presente artigo foi desenvolvido a convite da Revista FLORESTA e da coordenação do curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná em comemoração ao cinquentenário do programa. Este artigo visa informar os principais resultados da tese intitulada “Modelagem do crescimento e produção de árvore individual independente da distância, para Pinus taeda L., na região meio oeste do Estado de Santa Catarina”, que foi desenvolvida na área de concentração de Manejo Florestal, sob a orientação do professor Dr. Sebastião do Amaral Machado e coorientação dos professores Dr. Afonso Figueiredo Filho e Dra. Maria Margarida Branco de Brito Tavares Tomé. Durante o período total de desenvolvimento da tese, de março de 2013 até março de 2017, houve um período de seis meses, de julho a dezembro de 2015, para realização do doutorado sandwich no exterior, com bolsa auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo esta tese integrada ao grupo de pesquisa Forest Ecosystem Management Under Global Change (ForChange), do Centro de Estudos Florestais (CEF), do Instituto Superior de Agronomia (ISA), da Universidade de Lisboa, coordenado pela professora Dra. Margarida Tomé.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma CC BY-NC-SA 4.0

