DETERMINAÇÃO DE LOCAIS ÓTIMOS PARA IMPLANTAÇÃO DE TORRES DE VIGILÂNCIA PARA DETECÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS POR MEIO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v37i2.8647Palavras-chave:
Incêndios florestais, SIG, riscos de incêndio, torres de incêndio.Resumo
Este artigo teve como objetivo descrever as etapas para a determinação de regiões ótimas para a implantação de torres de vigilância para detecção de incêndios florestais utilizando-se um Sistema de Informações Geográficas (SIG). A área de estudo situa-se na região de Telêmaco Borba (PR). A escolha dos locais das torres de vigilância dependeu da identificação de fatores relacionados ao comportamento humano, identificados neste artigo como ameaça, e no conhecimento da vulnerabilidade do ambiente. A identificação desses fatores conduziu à elaboração de um mapa de risco de incêndio, utilizado como referência para a escolha dos locais de implantação das torres. As variáveis relacionadas à distância entre as torres e seu posicionamento em áreas de maior altitude também foram analisadas. A metodologia proposta levou a uma melhoria na cobertura de visibilidade, aumentando-se a área visível pelas torres em 13.375 ha. Nas regiões identificadas com risco de incêndio alto a elevado, o aumento da visibilidade pelas torres foi de 5.935 ha, correspondendo a 44,37 % da área que se tornou visível.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma CC BY-NC-SA 4.0

