POTENCIAL REPRODUTIVO E DE SOBREVIVÊNCIA DE Podisus nigrispinus DALLAS (HETEROPTERA: PENTATOMIDAE) SOBRE Thyrinteina arnobia STOLL (LEPIDOPTERA: GEOMETRIDAE) E Tenebrio molitor L. (COLEOPTERA: TENEBRIONIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v37i1.7842Palavras-chave:
Predador, controle biológico, Eucalyptus, herbívoro.Resumo
O gênero Eucalyptus abrange as espécies arbóreas mais utilizadas para reflorestamento no Brasil. Devido ao seu elevado conteúdo de substâncias secundárias, esperava-se que os insetos não causassem sérios danos ao eucalipto. Contudo, muitos insetos, principalmente os da ordem Lepidoptera, tornaram-se sérias pragas na eucaliptocultura. O predador Podisus nigrispinus Dallas (Heteroptera: Pentatomidae) vem sendo utilizado contra insetos herbívoros tais como Thyrinteina arnobia Stoll (Lepidoptera: Geometridae), principal praga do eucalipto, mas não se têm dados sobre seu estabelecimento em áreas de eucalipto. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial reprodutivo e sobrevivência de P. nigrispinus sobre T. arnobia proveniente de eucalipto e larvas de Tenebrio molitor L. (Coleoptera: Tenebrionidae) provenientes de criação massal em laboratório. Os aspectos biológicos de P. nigrispinus foram melhores sobre pupas de T. molitor em comparação aos indivíduos criados sobre lagartas de T. arnobia. Provavelmente, as lagartas de T. arnobia estão seqüestrando as substâncias secundárias das plantas de eucalipto e utilizando em sua defesa contra predadores como P. Nigrispinus, e se estes inimigos naturais não estiverem adaptados a tais compostos, a sua performance no controle da praga e no seu próprio desenvolvimento podem ser afetados negativamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional (CC BY 4.0)