Open Journal Systems

POTENCIAL REPRODUTIVO E DE SOBREVIVÊNCIA DE Podisus nigrispinus DALLAS (HETEROPTERA: PENTATOMIDAE) SOBRE Thyrinteina arnobia STOLL (LEPIDOPTERA: GEOMETRIDAE) E Tenebrio molitor L. (COLEOPTERA: TENEBRIONIDAE)

Anderson Mathias Holtz, José Cola Zanuncio, Claudinei Lima Oliveira, Dirceu Pratissoli, Angelo Pallini, Jeanne Scardini Marinho, Ulysses Rodrigues Vianna

Resumo


O gênero Eucalyptus abrange as espécies arbóreas mais utilizadas para reflorestamento no Brasil. Devido ao seu elevado conteúdo de substâncias secundárias, esperava-se que os insetos não causassem sérios danos ao eucalipto. Contudo, muitos insetos, principalmente os da ordem Lepidoptera, tornaram-se sérias pragas na eucaliptocultura. O predador Podisus nigrispinus Dallas (Heteroptera: Pentatomidae) vem sendo utilizado contra insetos herbívoros tais como Thyrinteina arnobia Stoll (Lepidoptera: Geometridae), principal praga do eucalipto, mas não se têm dados sobre seu estabelecimento em áreas de eucalipto. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial reprodutivo e sobrevivência de P. nigrispinus sobre T. arnobia proveniente de eucalipto e larvas de Tenebrio molitor L. (Coleoptera: Tenebrionidae) provenientes de criação massal em laboratório. Os aspectos biológicos de P. nigrispinus foram melhores sobre pupas de T. molitor em comparação aos indivíduos criados sobre lagartas de T. arnobia. Provavelmente, as lagartas de T. arnobia estão seqüestrando as substâncias secundárias das plantas de eucalipto e utilizando em sua defesa contra predadores como P. Nigrispinus, e se estes inimigos naturais não estiverem adaptados a tais compostos, a sua performance no controle da praga e no seu próprio desenvolvimento podem ser afetados negativamente.


Palavras-chave


Predador; controle biológico; Eucalyptus; herbívoro.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rf.v37i1.7842