WOODY COMPONENT STRUCTURE OF A RIPARIAN FOREST IN AN INTERMITTENT STREAM IN THE SEMI-ARID REGION OF PARAÍBA, BRAZIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rf.v50i3.64520

Palavras-chave:

Fitossociologia, vegetação ripária, ecossistema ribeirinho, Caatinga.

Resumo

Objetivou-se analisar os aspectos estruturais da vegetação ciliar de um curso d´água intermitente no semiárido paraibano. Foram estabelecidas 51 parcelas contíguas de 10 X 20 m (1,02 ha), distribuídas em três faixas paralelas ao longo do curso d’água. Utilizou-se como critérios de inclusão amostrar os indivíduos arbustivo-arbóreos, vivos e mortos ainda em pé, com diâmetro do caule ao nível do solo (DNS) ≥ 3 cm e altura total ≥ 1 m. Na área foram amostrados 1.864 indivíduos, com área basal total de 14,8 m2. As três espécies mais importantes em VI foram: Cenostigma pyramidale (Tul.) E. Gagnon & G.P. Lewis, Combretum leprosum Mart. e Croton blanchetianus Baill. A altura e o diâmetro médio dos indivíduos amostrados foram respectivamente: 4,8 m e 10,1 cm. Os valores de diversidade e equabilidade foram 2,77 nats.ind.-1 e 0,72 respectivamente.

Biografia do Autor

Alecksandra Vieira de Lacerda, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento

Professora Associada, Nível I, da Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. Exerceu a coordenação da Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento, foi Presidente do Comitê de Pesquisa e Extensão do CDSA/UFCG, membro do Comitê Interno de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande, Coordenou na Instituição Receptora o Mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (MINTER UFPB/UFCG). Atualmente é membro permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - CDSA/UFCG e coordena o Laboratório de Ecologia e Botânica. Encontra-se como Líder do Grupo de Pesquisa - CNPq: Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido e está como pesquisadora associada a Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos - INCT-RENNOFITO. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, Ecologia de Comunidades e Ecologia de População, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia e dinâmica da Caatinga, gerenciamento e manejo de bacias hidrográficas, etnoecologia, flora e estrutura de áreas ciliares e manejo de lavoura xerófila.

Francisca Maria Barbosa, Bolsista pesquisadora vinculada ao Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos da UFPB

Possui graduação em Engenharia Florestal pelo Centro de Ciências Agrárias - Campus VII (1997), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Concluiu atividade como Bolsista DCR/FAPESQ desenvolvendo o projeto Enriquecimento da Caatinga com espécies frutíferas nativas junto ao Instituto Nacional do Semiárido. Tem experiência na área de Ecologia de Ecossistemas Terrestres, com ênfase em Florística, Fitossociologia, Sistemas Agroflorestais, Silvicultura e Manejo da Caatinga, atuando principalmente nos seguintes temas: Dinâmica da Caatinga, Regeneração Natural, Vegetação Ribeirinha, Espécies Nativas e Recuperação de Áreas Degradadas.

Downloads

Publicado

10-07-2020

Como Citar

Lacerda, A. V. de, & Barbosa, F. M. (2020). WOODY COMPONENT STRUCTURE OF A RIPARIAN FOREST IN AN INTERMITTENT STREAM IN THE SEMI-ARID REGION OF PARAÍBA, BRAZIL. Floresta, 50(3), 1565–1574. https://doi.org/10.5380/rf.v50i3.64520

Edição

Seção

Artigos