VIABILIDADE ECONÔMICA DE REFLORESTAMENTOS EM ÁREAS LIMÍTROFES DE PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v36i2.6451Palavras-chave:
Pequenas propriedades, áreas de bordaduras, essências florestais.Resumo
Esta pesquisa constituiu-se de uma análise da atividade florestal em pequenas propriedades rurais no município de São José dos Pinhais (PR), propondo a implantação de essências florestais nas áreas limítrofes dessas propriedades. Procedeu-se a uma avaliação econômica envolvendo as espécies bracatinga, erva-mate, eucalipto e pinus, visando o plantio nas bordaduras das propriedades. Realizou-se um planejamento para um ciclo de 21 anos para todas as espécies, com o objetivo de comparar o retorno econômico da atividade. Para análise econômica das culturas, utilizaram-se os critérios do Valor Presente Líquido (VPL), da Razão Benefício/Custo (RB/C) e da Taxa Interna de Retorno (TIR). Os resultados obtidos mostram que predominam no município propriedades com dimensões entre 0,1 e 15 ha e que a erva-mate é a cultura de melhor desempenho econômico para o plantio nas áreas limítrofes, seguida do pinus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma CC BY-NC-SA 4.0

