AVALIAÇÃO DO ESFORÇO FÍSICO DESPENDIDO POR TRABALHADORES NAS ATIVIDADES DE COLHEITA DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.)

Autores

  • Eduardo da Silva Lopes UNICENTRO
  • Danilo Martins Domingos UNICENTRO
  • Antonio José de Araújo UNICENTRO
  • Nilton Cesar Fiedler UFES

DOI:

https://doi.org/10.5380/rf.v36i1.5498

Palavras-chave:

Carga de trabalho físico, colheita erva-mate, ergonomia.

Resumo

Esta pesquisa objetivou avaliar o esforço físico despendido por trabalhadores nas atividades de colheita de erva-mate, na busca de melhorias nas condições de saúde, bem-estar, segurança, conforto e produtividade do trabalhador. Foi realizada em propriedades rurais localizadas na região centro-sul do estado do Paraná. Os dados foram obtidos por meio do levantamento da freqüência cardíaca no trabalho, com uso de um monitor Polar Oy e classificação do trabalho segundo metodologia proposta por Apud (1997). Os resultados indicaram que a maioria das atividades da colheita de erva-mate é classificada como de exigência física moderadamente pesada. Foram recomendadas algumas medidas ergonômicas no trabalho, com o objetivo de prevenir desgastes físicos dos trabalhadores.

Downloads

Publicado

24-08-2006

Como Citar

Lopes, E. da S., Domingos, D. M., Araújo, A. J. de, & Fiedler, N. C. (2006). AVALIAÇÃO DO ESFORÇO FÍSICO DESPENDIDO POR TRABALHADORES NAS ATIVIDADES DE COLHEITA DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.). Floresta, 36(1). https://doi.org/10.5380/rf.v36i1.5498

Edição

Seção

Artigos