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PERCEPÇÃO, PAISAGEM E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES NO MUNICÍPIO DE IRATI, PARANÁ

Mariângela Ceschim Iurk, Daniela Biondi, Fernando Luís Dlugosz

Resumo


Esta pesquisa foi realizada durante os meses de maio, junho e julho de 2016 e teve como objetivo verificar a percepção sobre remanescentes florestais pela visão de discentes de onze colégios estaduais do município de Irati (PR), a fim de analisar o quanto a educação ambiental pode estar relacionada aos níveis de conhecimento e atitudes de conservação e preservação do ambiente. Para obtenção dos dados, foi realizada a aplicação de um questionário pré-teste, seguido de uma palestra e, por fim, um questionário pós-teste. Participaram da pesquisa 718 estudantes no pré-teste e 654 no pós-teste, residentes em todos os bairros do município e em 49 comunidades rurais. Por meio da análise de dados de Wilcoxon, constatou-se que 63,7% das respostas foram significativas ou altamente significativas. A questão 10, que se referia às espécies que compõem a Floresta Ombrófila Mista, foi a que apresentou respostas significativas e altamente significativas. No teste doqui-quadrado, rejeitou-se a hipótese de nulidade, pois houve associação entre os grupos dos colégios amostrados. Na análise do percentual das respostas, a questão 10 apresentou maior acréscimo no percentual, indicando maior reconhecimento das espécies. Dessa forma, trabalhos de educação ambiental são ferramentas extremamente úteis para a mudança de atitudes da comunidade como um todo, garantindo, assim, a conservação das florestas e a manutenção do equilíbrio ambiental.


Palavras-chave


Floresta Ombrófila Mista, conservação, preservação, teste de Wilcoxon.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rf.v48i2.51179