AVALIAÇÃO E SIMULAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO FOGO EM DIFERENTES FITOFISIONOMIAS DE UMA ÁREA DE MATA ATLÂNTICA DO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v47i3.50844Palavras-chave:
Incêndios florestais, BehavePlus, Eucalyptus Fire Safety System.Resumo
Incêndios florestais constituem um dos maiores problemas ambientais do mundo moderno. Eles podem reduzir a biodiversidade, contribuir com a emissão de gases do efeito estufa e alterar as propriedades químicas e físicas do solo. Em busca de novos conhecimentos que auxiliem os trabalhos de prevenção e combate aos incêndios, novos estudos vêm sendo desenvolvidos baseando-se na modelagem do comportamento do fogo. O objetivo deste trabalho foi avaliar parâmetros como velocidade de propagação do fogo, comprimento das chamas e consumo do material combustível em diferentes fitofisionomias presentes no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, Capela, Sergipe, Brasil. Para tal, foram coletadas amostras de material combustível superficial que foram levadas ao laboratório para realização de 45 queimas experimentais. Os dados obtidos em laboratório foram comparados às simulações realizadas pelos softwares Eucalyptus Fire Safety System e BehavePlus buscando-se avaliar a eficiência dos mesmos. Foram observadas diferenças significativas nos parâmetros do comportamento do fogo entre os ambientes selecionados para o estudo. Nas fitofisionomias de bambuzal e vegetação regenerante, o fogo apresentou maior velocidade de propagação e comprimento das chamas quando comparado com as áreas de mata fechada. O consumo do material combustível foi maior nos bambuzais. Em relação aos softwares utilizados, houveram diferenças significativas entre os valores reais e os simulados por ambos. Os resultados obtidos demostram a necessidade de se construir ou ajustar modelos matemáticos que estimem com maior eficiência o comportamento do fogo a fim de se auxiliar os trabalhos de prevenção e combate.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional (CC BY 4.0)