OS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DO PINHÃO E SEUS AGENTES, EM SÃO FRANCISCO DE PAULA – RS

Autores

  • Camila Vieira-da-Silva IFPA - Campus Avançado Vigia
  • Lovois de Andrade Miguel Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5380/rf.v47i4.49570

Palavras-chave:

extrativismo, produtos florestais não madeireiros, pinhão, canais de comercialização.

Resumo

O pinhão é uma importante fonte de alimento e renda para comunidades rurais que residem na região de ocorrência da Floresta Araucária (Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze). Assim, este estudo objetivou compreender aspectos da comercialização do pinhão em São Francisco de Paula, RS. Para tanto, realizou-se entrevistas estruturadas e semi-estruturadas com 56 agentes ligados a comercialização do pinhão. Identificou-se a existência de canais longos e canais curtos. Observou-se que pinhão in natura é vendido nos dois tipos de canais. Quando o pinhão in natura é vendido via canais curtos, o preço praticado pelo produtor é mais elevado. Contrariamente à maioria das cadeias produtivas de produtos florestais não madeireiros (PFNM), os produtos derivados de pinhão são vendidos, exclusivamente, em canais curtos. Constatou-se ainda que, na região estudada, os canais longos de comercialização de pinhão não são estruturados, que o pinhão processado é comercializado basicamente por agricultores que possuem acesso às feiras e, também, que não há comercialização para os mercados institucionais. Tal situação foi relacionada à grande informalidade das relações comerciais, à falta de instituições que auxiliem no ambiente organizacional desses canais e a um ambiente institucional que desestimula a atividade de coleta.

Palavras-chave: extrativismo; produtos florestais não madeireiros; pinhão; canais de comercialização.

 

Abstract

Marketing channel of pine nut and its agents in São Francisco de Paula - RS.The Brazilian-pine nut is an important source of food and income for rural communities that reside in the region of Araucaria Forest. This study aimed to understand the marketing aspects of the Brazilian-pine nut in São Francisco de Paula, RS. Thus, we carried out structured and semi-structured interviews with 52 agents related to the marketing of this nut. It was identified the existence of short chains and long chains. We observed that the Brazilian-pine nut in natura is sold in both types of chains. However, products derived from Brazilian-pine nut are sold exclusively in short chains. Also, when the nut is sold in short chains, the price of the producer is higher. It was further observed that, in the region studied, long supply chains of the nut are not structured and the processed product is mainly marketed by farmers who have access to fairs. We also observed that there is no institutional marketing of the Brazilian-pine nut. This situation was related to informal trade relations, the lack of institutions to assist the organizational environment of food supply chains of the Brazilian-pine nut and to the institutional environment that discourages the collecte activity.

Keywords: extractivism; non timber forest products; Brazilian-pine nut; supply chains

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Publicado

21-12-2017

Como Citar

Vieira-da-Silva, C., & Miguel, L. de A. (2017). OS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DO PINHÃO E SEUS AGENTES, EM SÃO FRANCISCO DE PAULA – RS. FLORESTA, 47(4), 489–500. https://doi.org/10.5380/rf.v47i4.49570

Edição

Seção

Artigos