UTILIZAÇÃO DA MADEIRA DE Genipa americana PARA PRODUÇÃO DE PAINÉIS DE COLAGEM LATERAL - EGP
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v47i1.48453Palavras-chave:
Jenipapo, Emulsão polimérica de isocianato, Poliacetato de Vinila, Painéis de colagem lateral, Produtos de maior valor agregado.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar a viabilidade de utilização da madeira de Genipa americana para produção de painéis de colagem lateral. O material foi coletado num plantio florestal localizado na região de Tomé Açu, estado do Pará. Foram avaliadas as propriedades físicas e químicas da madeira e qualidade da colagem lateral. A colagem foi realizada com os adesivos poliacetato de vinila (PVA) e emulsão polimérica de isocianato (EPI), com diferentes gramaturas (180 g/m2 e 220 g/m2) e tempos de prensagem (3 e 4 horas). A qualidade de colagem foi avaliada por meio do ensaio de cisalhamento da linha de cola com base na norma EN 13353 e EN 13354. Os resultados indicaram que a madeira de Genipa americana possui massa especifica média de 0,607 g/cm3, teor de extrativos de 6,99% e 0,61% de materiais inorgânicos. O adesivo PVA não apresentou bons resultados de colagem. A gramatura não afetou significativamente a resistência ao cisalhamento das juntas coladas com o adesivo EPI, no entanto, foi influenciada significativamente pelo tempo de prensagem. Pode-se concluir que a madeira de Genipa americana possui viabilidade técnica para produção de painéis de colagem lateral, sendo recomendado para sua produção o adesivo EPI com gramatura de 220 g/m2 e tempo de prensagem de 4 horas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional (CC BY 4.0)