MARKETING VERDE DE PRODUTOS FLORESTAIS: TEORIA E PRÁTICA

Autores

  • Carlos Alberto Marçal Gonzaga

DOI:

https://doi.org/10.5380/rf.v35i2.4623

Palavras-chave:

Marketing ambiental, diferenciação ambiental, mercado madeireiro, Environmental marketing, environmental differentiation, wood market

Resumo

O artigo "Marketing verde de produtos florestais: teoria e prática" apresenta um estudo sobre as características e atributos do marketing verde, exemplificado por um estudo de caso do marketing de produtos madeireiros no Canadá, onde pesquisas de avaliação do Ciclo de Vida de produtos utilizados em edificações mostraram que o aço e o concreto embutem 26% e 57% mais energia; emitem 34% e 81% mais gases de efeito estufa; liberam 24% e 47% mais poluentes no ar; despejam 4 e 3,5 vezes mais poluentes na água; usam 11% e 81% mais matéria prima em peso; e produzem 8% e 23% mais dejetos sólidos, respectivamente, do que a madeira. Embora a estratégia de diferenciação ambiental possa ser considerada um caso particular de marketing de diferenciação de produtos, o tema requer uma abordagem que considere, além dos aspectos econômicos, as demandas sócio-ambientais que afetam as regulamentações do mercado, a percepção dos consumidores e a responsabilidade social das organizações. O marketing verde incorpora uma dimensão de educação para o consumo ambiental sustentável, que complementa o desenvolvimento de produtos menos poluentes, a contabilização dos custos ambientais e a implementação de uma ética ambiental.

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Como Citar

Gonzaga, C. A. M. (2005). MARKETING VERDE DE PRODUTOS FLORESTAIS: TEORIA E PRÁTICA. FLORESTA, 35(2). https://doi.org/10.5380/rf.v35i2.4623

Edição

Seção

Notas Técnicas