MODELAGEM DO CRESCIMENTO E DA PRODUÇÃO DE Pinus taeda L. POR MEIO DE FUNÇÃO PROBABILÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v35i2.4619Palavras-chave:
Simulação, projeção e predição, floresta plantada sem desbaste, Simulation, projection and prediction, planted forests without thinningResumo
O presente trabalho teve como objetivo testar a função probabilística para a estimativa do crescimento e da produção. Para isso, foram utilizados dados de 325 parcelas permanentes de Pinus taeda L. sem desbaste, provenientes da empresa International Paper do Brasil. Foram ajustados os modelos de altura dominante, sítio, sobrevivência, área basal e variância dos diâmetros, e foi escolhida a distribuição Weibull para estimativa das distribuições diamétricas a partir do método dos momentos. Foram sorteadas 70 parcelas para se fazer a comparação entre os dados reais com os estimados. De modo geral, a função probabilística gerou resultados satisfatórios para estimativa do número de árvores, área basal e volume.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional (CC BY 4.0)