CRESCIMENTO DE MEGATHYRSUS MAXIMUS (CAPIM-COLONIÃO) E DUAS ESPÉCIES NATIVAS ARBÓREAS EM DIFERENTES CONDIÇÕES AMBIENTAIS
Jézili Dias, Thalita Surian, Maurício Cruz Mantoani, Lya Carolina da Silva Mariano Pereira, José Marcelo Domingues Torezan
Resumo
Em um experimento em casa de vegetação, objetivou-se verificar diferenças no crescimento de Megathyrsus maximus (Jacq.) B. K. Simon & S. W. L. Jacobs (capim-colonião), e de duas espécies nativas, Heliocarpus popayanensis Kunth (jangadeiro) e Poecilanthe parviflora Benth. (coração-de-negro) em quatro níveis de sombreamento, três níveis de fertilidade do solo e duas situações hídricas. O capim cresceu mais nos vasos com maior fertilidade e sob menores sombreamentos. A biomassa do capim variou em função da interação entre o sombreamento, a fertilidade do solo e a disponibilidade hídrica. Ainda, a altura e a biomassa da gramínea foram maiores nos vasos em presença de H. popayanensis, que apresentou morte em alguns destes. O crescimento de H. popayanensis foi dependente da fertilidade do solo, já as variações no diâmetro do colo e o número de folhas não estiveram relacionados com os fatores analisados. Para P. parviflora o crescimento foi explicado pela interação entre o sombreamento, a fertilidade do solo e a disponibilidade hídrica, enquanto as variações no diâmetro do colo responderam à fertilidade, e o número de folhas pela interação entre o sombreamento e a disponibilidade hídrica. Estes resultados apontam para uma heterogeneidade nas interações entre a gramínea e diferentes espécies arbóreas nativas.
Palavras-chave
Fertilidade do solo; Heliocarpus popayanensis Kunth; Panicum maximum Jacq.; Poecilanthe parviflora Benth.; sombreamento.