CRESCIMENTO DE MEGATHYRSUS MAXIMUS (CAPIM-COLONIÃO) E DUAS ESPÉCIES NATIVAS ARBÓREAS EM DIFERENTES CONDIÇÕES AMBIENTAIS
Palavras-chave:
Fertilidade do solo, Heliocarpus popayanensis Kunth, Panicum maximum Jacq., Poecilanthe parviflora Benth., sombreamento.Resumo
Em um experimento em casa de vegetação, objetivou-se verificar diferenças no crescimento de Megathyrsus maximus (Jacq.) B. K. Simon & S. W. L. Jacobs (capim-colonião), e de duas espécies nativas, Heliocarpus popayanensis Kunth (jangadeiro) e Poecilanthe parviflora Benth. (coração-de-negro) em quatro níveis de sombreamento, três níveis de fertilidade do solo e duas situações hídricas. O capim cresceu mais nos vasos com maior fertilidade e sob menores sombreamentos. A biomassa do capim variou em função da interação entre o sombreamento, a fertilidade do solo e a disponibilidade hídrica. Ainda, a altura e a biomassa da gramínea foram maiores nos vasos em presença de H. popayanensis, que apresentou morte em alguns destes. O crescimento de H. popayanensis foi dependente da fertilidade do solo, já as variações no diâmetro do colo e o número de folhas não estiveram relacionados com os fatores analisados. Para P. parviflora o crescimento foi explicado pela interação entre o sombreamento, a fertilidade do solo e a disponibilidade hídrica, enquanto as variações no diâmetro do colo responderam à fertilidade, e o número de folhas pela interação entre o sombreamento e a disponibilidade hídrica. Estes resultados apontam para uma heterogeneidade nas interações entre a gramínea e diferentes espécies arbóreas nativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional (CC BY 4.0)