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A IDENTIFICAÇÃO DA ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA FLORESTAL NO BRASIL – UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DE PORTER

André Germano Vasques, João Carlos Garzel Leodoro da Silva, Alexandre Nascimento de Almeida

Resumo


As empresas florestais estão vinculadas a inúmeros outros setores da economia e têm a necessidade de um alinhamento estratégico que aufira um posicionamento competitivo tempo a tempo na busca do sucesso frente às incertezas do ambiente. Não obstante, o ciclo produtivo de longo prazo, na atividade florestal, determina a necessidade de preparo para enfrentar as oscilações do ambiente de negócios, o que exige a decisão orientada por estratégia bem definida para garantir a competitividade. O desenvolvimento desta pesquisa objetivou a análise da orientação estratégica das empresas florestais, com base nas estratégias genéricas de Porter (1980). Para tanto, foi aplicado o método de pesquisa qualitativa exploratória, complementada por métodos analíticos com a análise multivariada, através da análise fatorial e análise de agrupamentos (“cluster”). Os resultados indicaram que o alinhamento estratégico identificado para o grupamento de empresas participantes, representativas do setor florestal, é em uma estratégia híbrida composta pela estratégica genérica da diferenciação com uma tênue combinação com a estratégia genérica do foco.

Palavras-chave: Competitividade; estratégias genéricas; negócio florestal; análise fatorial.

 

Abstract

Identification of a strategic orientation of Brazilian forestry company - an application of Porter’s Theory. Forestry companies are bonded to several sectors of economy and need strategic alignment for their competitive positioning at the ready in order to establish successful results due to environment uncertainty. Nevertheless, the long term productive cycle, in forest activity, determines the necessity of being prepared to face business environment difficulties, which demands oriented decision to a well-defined strategy for competitiveness guarantee. This research aimed to analyze strategic orientation of forest companies, based on Porter (1980) generic strategies. For so much, it was applied the method of exploratory quantitative research complemented by analytic methods with multi-variable analysis, by the factorial and cluster analysis. The results indicated that, for the group of participant companies, as representatives ones for forestry sector, the identified strategic alignment is a hybrid strategy composed by generic strategy of differentiation tenuously combined with generic strategy of focus.

Keywords: Competitiveness; generic strategies; forest business; factorial analysis.

Palavras-chave


Competitividade; estratégias genéricas; negócio florestal; análise fatorial.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rf.v41i4.25335