DEFORMAÇÃO RESIDUAL LONGITUDINAL E SUA RELAÇÃO COM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE CRESCIMENTO E DA MADEIRA EM CLONES DE EUCALYPTUS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v33i3.2261Palavras-chave:
Tensão de crescimento, madeira, Eucalyptus Key words, Growth stress, wood, EucalyptusResumo
Os objetivos deste trabalho foram verificar a variação da deformação residual longitudinal em clones de eucaliptos e determinar a sua correlação com algumas características físicas e mecânicas da madeira e com as de crescimento da árvore. Os resultados indicam que a deformação residual longitudinal (DRL) não apresentou correlação significativa com as características de crescimento da árvore e com os teores de lignina insolúvel, solúvel e total. A DRL apresentou correlação positiva e significativa com o índice de rachamento, as densidades básica e seca, desvio da grã, contração volumétrica, radial e tangencial e resistência ao fendilhamento.
LONGITUDINAL RESIDUAL DEFORMATION AND YOUR RELATIONSHIP WITH SOME CHARACTERISTICS OF GROWTH AND OF THE WOOD IN CLONES OF EUCALYPTUS
Abstract
This research aimed to evaluate the variation of the longitudinal residual deformation of eucalyptus clones and to determine the correlation among the longitudinal residual deformation and tree growth characteristics and with some wood characteristics. The results indicate that the longitudinal residual deformation (DRL) didn’t present significant correlation with tree growth characteristics and insoluble, soluble and total lignin content. The DRL presented positive and significant correlation with the split index, the basic and dry density, grain angle, volumetric, radial and tangential shrinkage and cleavage strength.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma CC BY-NC-SA 4.0

