CLASSIFICAÇÃO DE SÍTIOS COM BASE EM FATORES EDÁFICOS PARA Pinus caribaea var. hondurensis NA REGIÃO DE PRATA, MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v42i3.19014Palavras-chave:
Índice de sítio, altura dominante, características químicas de solos.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do solo e características dendrométricas na classificação de sítios florestais para a espécie Pinus caribaea var. hondurensis e analisar a correlação entre as características químicas e a altura dominante na idade de referência. Usaram-se dados de 240 parcelas permanentes e 183 amostras de solos na profundidade 0 a 20 cm. Foram testados os modelos de Schumacher (1939), Chapman e Richards (1959), Bailey e Clutter (1974) e de Prodan (1968), para a construção da curva-guia na idade de referência de 20 anos, e construiu-se uma matriz de correlação entre variáveis edáficas e variáveis dendrométricas. Com base no método de stepwise e no método de componentes principais, foram desenvolvidos modelos para estimar o índice de sítio em função de variáveis edáficas. Os resultados mostraram que as características químicas do solo, como variáveis índice de SMP, Al3+, H+Al e P (Mehlich-1), foram consideradas fatores limitantes no crescimento em altura de Pinus caribaea var. hondurensis, com o modelo de Chapman e Richards apresentando melhor ajuste. O modelo obtido a partir do método stepwise foi o que apresentou a melhor capacidade de expressar a relação entre variáveis edáficas e características dendrométricas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma CC BY-NC-SA 4.0

