Utilização de resíduos de madeira de pinus spp, cinza volante e escória de alto-forno em compósitos cimento-madeira.

Autores

  • Adauto José Miranda Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Setsuo Iwakiri Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rf.v42i3.17310

Palavras-chave:

Compósito cimento-madeira, Pinus spp, cinza volante, escória de alto-forno.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de utilização do resíduo do desdobro de toras de Pinus spp e de substituições parciais do cimento Portland por cinza volante e escória de alto-forno, em compósitos cimento-madeira. As características físicas (massa específica, índice de vazios e absorção de água) e mecânicas (resistência à compressão e a tração) dos compósitos, foram determinadas conforme normas da ABNT. Foram avaliadas substituições do cimento Portland por teores de 5% a 40% de cinza volante e 25% a 60% de escória de alto-forno. Em ambos os casos foram utilizados, também, aditivos químicos para acelerar a pega do cimento (CaCl2.2H2O). Os resultados demonstraram viabilidade técnica da utilização do resíduo de Pinus spp e das substituições do cimento Portland do compósito, sendo que os valores otimizados determinados através de análise multivariada, foram de 5% de cinza volante e 25% de escória de alto-forno.Palavras-chave: Compósito cimento-madeira, Pinus spp, cinza volante, escória de alto-forno.

Biografia do Autor

Adauto José Miranda Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheiro civil, Doutor em Engenharia Florestal, Professor do Departamento de Contrução Civil da UTFPR.

Setsuo Iwakiri, Universidade Federal do Paraná

Engenheiro Florestal, M.Sc., Doutor em Ciências Florestais. Professor Titular do Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal da Universidade Federal do Paraná. Área de atuação: Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais - Painéis de madeira.

Downloads

Publicado

01-10-2012

Como Citar

Lima, A. J. M., & Iwakiri, S. (2012). Utilização de resíduos de madeira de pinus spp, cinza volante e escória de alto-forno em compósitos cimento-madeira. FLORESTA, 42(3), 639–650. https://doi.org/10.5380/rf.v42i3.17310

Edição

Seção

Artigos