EFEITO DA COBERTURA DE Pinus taeda L. NA PROTEÇÃO CONTRA GEADAS E NO CRESCIMENTO DE PLANTAS JOVENS DE Eucalyptus dunnii MAIDEN
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v39i4.16315Palavras-chave:
Plantio sob cobertura, proteção contra geadas, Eucalyptus dunnii.Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da cobertura de Pinus taeda na proteção contra geadas e no crescimento de plantas jovens de E. dunnii. O trabalho foi desenvolvido no município de Capão Alto, SC. Três diferentes intensidades de cobertura foram estabelecidas a partir de um povoamento de P. taeda com 23 anos de idade: bordadura (TB), com árvores apenas no perímetro do talhão; 20 (T20) e 50 (T50) árvores por hectare na cobertura. Por último, a testemunha (TCA), onde as plantas de E. dunnii cresceram a céu aberto. Apesar de todas as plantas de E. dunnii apresentarem danos causados por geadas, com temperaturas de até -5 °C, independentemente do tratamento ao qual estavam expostas, conclui-se que o aumento da intensidade de cobertura até 50 árvores de P. taeda por hectare diminui os danos causados por geadas. Quanto maior a intensidade de cobertura, até 50 árvores de P. taeda por hectare, menor é o crescimento em altura e diâmetro do colo do E. dunnii, antes e após as geadas. O sistema de plantio sob cobertura é uma forma de diminuir os danos em plantas de E. dunnii em regiões com invernos severos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional (CC BY 4.0)