ANÁLISE DO MERCADO DOS PRINCIPAIS PRODUTOS NÃO-MADEIRÁVEIS DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Alexandre Nascimento de Almeida
  • Anadalvo Juazeiro dos Santos
  • João Carlos Garzel Leodoro da Silva
  • Alexandre Muzy Bittencourt

DOI:

https://doi.org/10.5380/rf.v39i4.16310

Palavras-chave:

Não-madeiráveis, Paraná, mercado.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar o comportamento do mercado dos principais produtos não-madeiráveis provenientes do extrativismo vegetal no Paraná. A determinação dos principais produtos partiu da disponibilidade de dados fornecida pelo IBGE, o qual fornece estatísticas para pinhão, palmito, nó de pinho e erva-mate. A metodologia consistiu em analisar os deslocamentos das curvas de oferta e demanda através da estimativa de modelos de tendência. Para tanto, foram consideradas taxas de crescimento do preço pago ao produtor e produção ao longo do período de 1982 a 2005. Dentre os produtos analisados, o pinhão e palmito apresentaram um considerável deslocamento da oferta para a esquerda. Essa queda na oferta pode estar relacionada a restrições ambientais, escassez desses produtos na floresta e/ou uma redução do número de extrativistas. Os resultados para o nó-de-pinho sugeriram uma redução em sua demanda. Nesse caso devido, provavelmente, a uma substituição da biomassa por outras fontes de energia no período amostrado. A erva-mate apresentou um aumento da oferta maior do que da demanda no período amostrado, esta afetada, provavelmente, pela crescente produção da erva-mate na Argentina.

Biografia do Autor

Alexandre Nascimento de Almeida

 

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Publicado

10-12-2009

Como Citar

Almeida, A. N. de, Santos, A. J. dos, Silva, J. C. G. L. da, & Bittencourt, A. M. (2009). ANÁLISE DO MERCADO DOS PRINCIPAIS PRODUTOS NÃO-MADEIRÁVEIS DO ESTADO DO PARANÁ. Floresta, 39(4). https://doi.org/10.5380/rf.v39i4.16310

Edição

Seção

Artigos