ANÁLISE FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLÓGICA DO COMPONENTE ARBÓREO DA FLORESTA OMBRÓFILA MISTA PRESENTE NA RESERVA FLORESTAL EMBRAPA/EPAGRI, CAÇADOR, SC – BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v39i3.15349Palavras-chave:
Floresta Ombrófila Mista, fitossociologia, valor de importância, diversidade.Resumo
Determinou-se a composição, diversidade, estrutura e qualidade do fuste do componente arbóreo presente na Reserva Florestal Embrapa/Epagri, Caçador (SC) (RFEE), de 1.194 hectares, inserida em uma área de Floresta Ombrófila Mista (FOM). Foram alocadas 48 parcelas temporárias de 500 m2 e 8 parcelas de 250 m2, sendo inventariados 1.225 indivíduos com DAP maior ou igual a 10 cm. Calcularam-se diferentes parâmetros fitossociológicos, destacando-se, entre eles, o Valor de Importância Ampliado (VIA). Determinaram-se 71 espécies, 33 famílias e 54 gêneros, sendo as famílias Myrtaceae, Lauraceae, Fabaceae, Flacourtiaceae, Asteraceae, Aquifoliaceae e Sapindaceae as que apresentaram maior riqueza de espécies, representando, juntas, 52,8% do número total de espécies encontradas. A densidade média foi de 484 árvores/ha, e os valores médios de DAP e altura total foram 23,9 cm e 11,7 m, respectivamente. A área basal média estimada foi de 31,4 m2/ha. As dez principais espécies da RFEE, segundo o VIA, foram: Cupania vernalis, Araucaria angustifolia, Ocotea porosa, Capsicodendron dinisii, Prunus brasiliensis, Ocotea pulchella, Clethra scabra, Matayba elaeagnoides, Ocotea puberula e Sebastiania commersoniana. Constatou-se que o padrão florístico que caracteriza as áreas de ocorrência da FOM também é seguido na RFEE, sendo o índice de diversidade de Shannon para espécies de 3,586 nats/ind., e para famílias, de 2,827 nats/ind.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma CC BY-NC-SA 4.0

