RELAÇÕES HÍDRICAS E TROCAS GASOSAS NA SELEÇÃO PRECOCE DE CLONES DE EUCALIPTO PARA AMBIENTES COM DIFERENCIADA DISPONIBILIDADE DE ÁGUA NO SOLO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v38i2.11633Palavras-chave:
Potencial hídrico foliar, manejos hídricos, fotossíntese.Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar as respostas das relações hídricas e das trocas gasosas em quatro clones de eucalipto (97, 11, 75, 84), estabelecidos em vasos plásticos, de modo a subsidiar a seleção precoce desses materiais genéticos para o estabelecimento em áreas com diferenciada disponibilidade de água no solo. As plantas cresceram em vasos, com teor de água próximo à capacidade de campo, durante um período de 150 dias, sendo, em seguida, iniciados os manejos hídricos diferenciados, mantidos até o final do experimento, que durou cerca de 250 dias. O déficit hídrico promoveu redução nos valores de fotossíntese, condutância estomática, transpiração, eficiência no uso da água e potencial hídrico foliar dos clones no final do experimento. O clone 11 apresentou o menor valor de fotossíntese, condutância estomática e transpiração quando submetido à deficiência hídrica. Os clones 97 e 75 apresentaram os maiores valores de fotossíntese e potencial hídrico foliar nas plantas submetidas ao déficit hídrico, evidenciando serem os mais indicados para plantio em áreas com elevada deficiência hídrica no solo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma CC BY-NC-SA 4.0

