GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE EMBIRUÇU (Pseudobombax grandiflorum (Cav.) A. Robyns) EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO E SUBSTRATOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v38i2.11628Palavras-chave:
Pseudobombax grandiflorum, espécie florestal, teor de água, formação de sementes, vigor.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a germinação de sementes de embiruçu (Pseudobombax grandiflorum (Cav.) A. Robyns), colhidas em vários estádios de maturação, utilizando-se diferentes substratos. Os estádios avaliados foram 30, 60 e 80 dias após a antese (DAA) e os substratos utilizados foram papel, areia e vermiculita. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC), num esquema fatorial 3 x 3 (três períodos de maturação x três substratos), com quatro repetições de 25 sementes, sendo a comparação entre as médias dos tratamentos efetuada pelo teste de Tukey (α = 0,05). A vermiculita favoreceu maior porcentagem e velocidade de germinação das sementes com 60 DAA, enquanto sementes com 80 DAA germinaram igualmente nos três substratos, embora a areia tenha proporcionado maior velocidade de germinação nesse estádio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma CC BY-NC-SA 4.0

