O GEOPROCESSAMENTO COMO SUPORTE AO MANEJO SUSTENTÁVEL DA ERVA-MATE (Ilex paraguariensis A. ST.-HIL.) EM AMBIENTE NATURAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v38i1.11037Palavras-chave:
SIG, silvicultura, erva-mateResumo
O manejo da espécie florestal Ilex paraguariensis A. St.-Hil. (erva-mate) é uma opção de grande potencial econômico para o Sul do país, sobretudo em seu ambiente natural em áreas florestadas. Contudo, exige certos cuidados concernentes às práticas utilizadas em seu manejo, para que haja sustentabilidade da produção ao longo do tempo. Diante disso, um bom planejamento é necessário para que seja realizado um rodízio de colheita e as demais atividades silviculturais, como adensamento de ervais e o enriquecimento com erva-mate em novas áreas com aptidão para tal. O planejamento das várias operações de manejo florestal conta hoje com uma ferramenta de trabalho cada vez mais promissora: o sistema de informações geográficas (SIG). Este trabalho discute a viabilidade da estruturação de um sistema para o controle das atividades do manejo da erva-mate em ambiente natural, sob dossel.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma CC BY-NC-SA 4.0

