Composição setorial do produto, emprego e distribuição funcional da renda no contexto da desindustrialização da economia brasileira (2004-2014)
Sectorial Composition of Output, Employment, and Functional Income Distribution in the Context of the Deindustrialization of the Brazilian Economy (2004-2014)
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v46i89.99236Resumo
No Brasil, os diagnósticos sobre o fenômeno da desindustrialização concentram-se na avaliação sobre qual é a participação da indústria de transformação no PIB. Nesse sentido, são escassos os trabalhos que avaliam o tema sob a ótica do emprego e da distribuição de renda. No entanto, tal diagnóstico não é negligenciado por pesquisas que abordam os países que estão em estágio de desenvolvimento superior ao do Brasil. Este artigo propõe examinar as mudanças da composição setorial do produto, do emprego e da distribuição da renda entre 2004 e 2014, período marcado pelo aprofundamento do processo de desindustrialização da economia brasileira. Objetiva-se compreender as relações entre a composição setorial do produto, o fenômeno da desindustrialização e a dinâmica da desigualdade de renda no país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Guilherme Grandi, Fernanda Peron

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

